A BR-101 ficou bloqueada por mais de 3 horas, com um congestionamento superior a 5 km, após um acidente envolvendo uma carreta que transportava gesso para construção civil, na altura do KM 824, no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas.
O acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (14), onde uma carreta Mercedes Benz de cor branca, placa policial MQL-2413, licenciada Campos dos Goytacaze-RJ, que transportava Gesso para Revestimento de paredes, ficando a carga completamente destruída, após o condutor perder o controle ao tentar efetuar o contorno de uma curva, vindo a tombar. O veículo era conduzido por João Carlos da Silva Alves (37 anos), que estava acompahodo por Fernanda Alvarenga (35 anos) que ficou presa nas ferragens, aguardando a chegada do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas, para realizar a sua retirada.
A princípio o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi solicitado por transeuntes, que de imediato destinaram para o local, com apoio do Bombeiro Civil.
No local já se encontrava uma unidade da Policia Rodoviária Federal (PRF), representada pelo policial Webert e o Bombeiro Militar Ivan Moura, que ajudou durante todo o processo de retirada da vítima as ferragens, oferecendo ainda a apoio psicológico.
Os primeiros atendimentos do SAMU ainda foram realizados no local, durante e após a remoção de Fernanda.
A vítima após a remoção foi encaminhara para uma unidade médica na cidade de Teixeira de Freitas, para a realização de exames mais detalhados. De acordo com informações o estado de saúde da vítima é estável.
O veículo foi removido para o pátio da empresa Ita-Serviços de Reboque que, também ajudou na remoção da mulher, onde foi necessária uma operação conjunta, entre PRF, Bombeiro Militar, SAMU, Bombeiro Civil e as empresa de Guincho “Ita-Serviços e Ferrari”.
A ação mobilizou transeuntes que se emocionaram com o resgate da vítima. O bombeiro Ivan Moura aproveitou o momento para mobilizar as autoridades sobre aquisição de novos equipamentos para ajudar no resgate de vítimas nas rodovias que ligam o extremo sul da Bahia.