Início deve receber 4,9 milhões de turistas no Verão‏

[Bahia] deve receber 4,9 milhões de turistas no Verão‏

Clima tropical, belezas naturais, cultura, gastronomia e lazer. Não faltam motivos para turistas brasileiros e estrangeiros escolherem a Bahia como destino turístico para as férias de verão. Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o território baiano já se prepara para atender 4,9 milhões de visitantes na estação mais quente do ano. A estimativa para o Verão 2015-2016 é 5% maior que o fluxo global registrado na temporada anterior.

Itacaré_Gabriel_Carvalho-Setur

Para o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, o cenário econômico mundial coloca a Bahia em uma posição de destaque entre os destinos mais interessantes. O titular da pasta também ressalta as ações do Governo do Estado como fundamentais para promover o território baiano aos olhos dos possíveis visitantes.

“Mais de 50% das pessoas que viajaram para o exterior no ano passado não viajaram esse ano. Isso faz com que a gente perceba a inclinação para o turismo interno. Além disso, com a alta do dólar, o turista estrangeiro está com condições de aproveitar o melhor que a Bahia pode oferecer. A Bahia está bem apresentada ao mundo e a expectativa é a melhor possível”, destaca Pelegrino.

Ocupação hoteleira

A alta do dólar é um fator que foi levado em conta na estimativa, por tornar mais cara a viagem para o exterior. Outra variável considerada pela secretaria foi o aumento da ocupação hoteleira nas cidades de grande apelo turístico durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH), em Salvador, 74% dos quase 40 mil leitos foram ocupados nos dias 10,11 e 12 de outubro. O bairro soteropolitano mais procurado foi Itapuã, com 100% de ocupação no feriado prolongado, seguido por Barra/Ondina, com 86%; e Rio Vermelho, com 81%.

No mesmo período, ainda de acordo com a ABIH, regiões do estado com foco em turismo de praia e sol, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré registraram números animadores para o setor hoteleiro, que estava em baixa nos meses anteriores. Os três primeiros alcançaram uma taxa de ocupação de 100%, enquanto os outros dois chegaram a mais de 80%.

Eventos no interior

A oferta de grandes eventos na Bahia também chama a atenção dos visitantes. No período em que foi realizado o Festival de Lençóis, entre os dias 9 e 11 de outubro, os mais de três mil leitos hoteleiros foram 100% ocupados no município de Lençóis. A movimentação provocada pela Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) também contribui para o aquecimento do setor no Recôncavo Baiano, com mais de 95% da ocupação.

A lotação dos meios de hospedagem entre os dias 26 de outubro a 1º de novembro também está garantida em Itacaré, que recebe o Surf Eco Festival, evento que, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), reúne surfistas de todo o mundo na praia de Tiririca e tem programação musical com artistas nacionais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você