InícioIntegração dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica é...

Integração dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica é realidade no Sul da Bahia

Com o objetivo de identificar oportunidades de ações integradas para a conservação e preservação da Mata Atlântica e dos recursos hídricos, os dez municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Mascote, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim e Itapebi participaram de uma oficina para integração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA. O evento foi organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, nos dias 04 a 06/09, e contou com a participação de ambientalistas, ONGs, gestores municipais, representantes da Veracel e do Ministério do Meio Ambiente. O PMMA reúne e normatiza elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica desenvolvidos por cada município.

“Essa é a nossa primeira experiência de plano de Mata Atlântica regionalizado e integrado”, afirmou o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Cesar Mantovani. Por meio dessa integração, os municípios poderão interagir com uma visão integrada e em escala territorial, superando assim o desafio de evitar iniciativas fragmentadas, na gestão de práticas sustentáveis voltadas para a conservação da Mata Atlântica.

A Veracel financiou a elaboração dos PMMAs em nove dos dez municípios (o município de Porto Seguro já havia iniciado a elaboração do seu PMMA), apoiando o fortalecimento de políticas públicas de meio ambiente no território. “A empresa deu um passo importante na direção da integração e valorização das questões ambientais na região, possibilitando o diálogo entre todas as partes interessadas”, destacou Mantovani.

“A integração dos planos municipais mostra o interesse conjunto na conservação do meio ambiente no território e é uma iniciativa inédita no Brasil. A Veracel se orgulha por fazer parte desse processo”, comentou Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da empresa.

 

Plantio de eucalipto integrado com o meio ambiente

O manejo na área florestal da Veracel Celulose inclui cuidados quanto à preservação da flora e fauna nativas para que elas coexistam com as plantações de eucalipto.

As operações são realizadas segundo um Plano de Manejo Integrado que sintetiza os programas, ações e procedimentos adotados no processo de Gestão Florestal da empresa, além do Diálogo Ativo com as comunidades. O objetivo é assegurar, com isso, a produtividade, a proteção ambiental e a segurança das pessoas.

Saiba mais sobre as práticas de conservação do bioma Mata Atlântica realizadas pela Veracel acessando o site:

http://dabahiaparaomundo.veracel.com.br

 

Por | AscomVeracel

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você