Prado: Mais uma baleia Jubarte é encontrada morta

Uma baleia foi encontrada morta em uma praia no município de Prado neste sábado (10), no extremo sul da Bahia. O animal, da espécie jubarte, foi exalando forte odor, caracterizando estado avançado de decomposição.

Pouco mais de 15 dias outra baleia foi encontrada morta também em avançado estado de decomposição, além de noticias que foram vinculadas sobre ataques de tubarões contra uma baleia em plena costa do sul da Bahia.

urubus_3-95784ec479

As jubartes vêm para águas quentes para se reproduzir, voltam para a Antártida, e depois retornam para o Brasil para ter os filhotes. “Todo ano a gente tem uma mortalidade que é esperada”. A maioria morre no mar e a carcaça pode chegar à praia. Normalmente, elas são encontradas em avançado estado de decomposição, o que dificulta identificar a causa da morte. Tem baleia que morre em rede de pesca, atropelamento por embarcação, doença, filhotes que se separam da mãe. 

A Secretaria Municipal de Meio de Ambiente da cidade deverá enterrar os restos mortais numa área próxima à praia, entre três e quatro quilômetros distante da água.

Imagem – Primeiro Jornal

Deixe seu comentário