InícioEditorialTEIXEIRA | Comitê Gestor Territorial da Mandiocultura

TEIXEIRA | Comitê Gestor Territorial da Mandiocultura

O Comitê Gestor Territorial da Mandiocultura esteve presente no Seminário de Agricultura, realizado pelo Senar e Sebrae, em 27 de setembro de 2018, durante as atividades da Semana do Homem do Campo que aconteceram na 36a Expo Teixeira de Freitas.

O evento contou com os palestrantes e especialistas em Mandiocultura – Telmo Moreira e João de Sousa Esteves (técnicos da Bahiater), palestra: O Cultivo da Mandioca na Atualidade; e Joselito Motta (técnico da Embrapa Mandioca e Fruticultura), palestra: Mandioca, a raiz do Brasil: uma oportunidade de negócio.

A coordenação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura foi representada por Araildes Martins Ribeiro (Banco do Nordeste), Fabiana Longo Ribeiro (Bahiater) e Lívia Lemos (Universidade Federal do Sul da Bahia) que abriram o Seminário falando do trabalho realizado, desde 2016, em prol da atividade econômica.

Araildes destacou a ação do Banco do Nordeste dentro do PAT Mandiocultura, através do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial), que tem como objetivo o fortalecimento de atividades econômicas em diversos territórios, de sua área de atuação. Salientou que participam do PAT Mandiocultura os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas. Fabiana Longo enfatizou a importância socioeconômica da Mandiocultura na vida do agricultor e agricultora familiar, estando presente em 99% das unidades produtivas.

A professora Lívia Lemos demonstrou a relevância do PAT Mandiocultura para o Extremo Sul da Bahia, uma vez que tem contribuído para o surgimento de outros projetos importantes dentro da cadeia produtiva, a exemplo do Projeto Conceito Farinheira Sustentável, que tem a participação direta da UFSB, Fíbria, Polímata, CAVI, Controller e Prefeitura Municipal de Alcobaça.

Participaram do Seminário, agricultores do Território, estudantes e professores da UFSB, IFBaiano, Pitágoras, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Medeiros Neto, Alcobaça e de Teixeira de Freitas, Sebrae, Senar, Fíbria, Polímata, Bahiater, Setaf, Adab, Banco do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores do Vale do Itaitinga (CAVI) e Associação de Coletores de Sementes de Caravelas.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – ELISON, JUAN e MARCOS

ELISON MUNIZ LIMA (28 anos), JUAN BARROS MASCARENHAS (34 anos) e MARCOS RODRIGUES GUIMARÃES Saiba...

Top 6 Suplementos para Perder Gordura

Neste post, vamos explorar os seis melhores tipos de suplemento alimentar para emagrecer. Confira! Multivitamínico:...

STF analisa decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Se a Corte validar a decisão do ministro, suspensão da lei terá efeito até...

Governo tem potencial de influência em 78 cadeiras de conselhos de empresas abertas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)...

Mais para você