InícioEditorialPolítica Nacional58% das empresas têm preocupação com fraudes, diz Serasa

58% das empresas têm preocupação com fraudes, diz Serasa

Segundo levantamento, o percentual impactou as prioridades de investimentos dos empresários em 2024

O levantamento indica que a prioridade dos investimentos em ações de prevenção de fraude subiu para a 3ª posição em 2024 Ashutosh Pandey (md)

PODER360 7.mai.2024 (terça-feira) – 6h30

Levantamento realizado pela Serasa Experian indica que 58% das empresas têm preocupação com fraudes. Esse percentual sobe para 68% entre as grandes empresas, que dizem estar investindo em medidas de prevenção contra criminosos. 

Eis a íntegra do estudo (PDF – 63kB), obtido com exclusividade pelo Poder360.

Em relação às tentativas de fraudes, as empresas demonstraram preocupação com:

vazamento de dados de clientes: 49%; perdas financeiras: 48%; vazamento de dados próprios: 39%; inadimplência: 35%; roubo de informações estratégicas: 34%; fraude de identidade: 28%; perda de mercadorias: 16%. Para se prevenirem das fraudes, a pesquisa informou que as empresas consideram as camadas essenciais:

Para o diretor de prevenção e autenticação à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as empresas devem reconhecer a importância de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e assegurar a segurança das operações e dos clientes.

“Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”, disse.

INVESTIMENTOS A preocupação também influenciou a previsão orçamentária das empresas nos últimos 12 meses. O levantamento indica que a prioridade dos investimentos em ações de prevenção de fraude subiu do 5º lugar, em 2023, para a 3ª posição em 2024. 

Metodologia Foram entrevistadas 331 pessoas jurídicas, considerando diversos setores como comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B (venda/serviço de empresa para empresa) quanto no B2C (de empresa para o consumidor direto). A pesquisa foi aplicada via painel on-line em novembro de 2023, das quais 49% são da região Sudeste, 20% da Nordeste, 16% da Sul, 9% da Centro-Oeste e 6% da Norte.

Do total de empresas respondentes, 71% são “privadas e nacionais”, 16% “privadas e multinacionais” e 13% “estatais”. Em relação ao segmento das companhias, 60% são de “serviços”, 18% de “comércio varejista”, 5% de “comércio atacadista” e 5% de “outros”. O porte das empresas se dividiu em “micro” (37%), “pequena” (21%), “grande” (16%), “acima de 1.000” (15%) e “média” (12%).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você