InícioNotíciasPolítica8/1: CPI ouve coronel da PMDF acusado de descumprir plano de segurança

8/1: CPI ouve coronel da PMDF acusado de descumprir plano de segurança

O coronel da Polícia Militar Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra deve ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã desta quinta-feira (21/9).

Em 8 de janeiro, o coronel Paulo José atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do DF (PMDF). O militar assumiu a chefia interina do DOP na semana anterior aos atos antidemocráticos, quando o titular, coronel Jorge Eduardo Naime, saiu de licença.

Ele é acusado de não ter cumprido o plano de segurança para impedir os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes nos atos antidemocráticos, conforme apontou relatório da Polícia Federal.

Bezerra e Naime foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e estão presos. O presidente da CPI, deputado distrital Chico Vigilante (PT), inicialmente, espera esclarecer se foi Bezerra que determinou a abertura da Esplanada dos Ministérios para os vândalos no dia 8 de janeiro.

Em relatório obtido pelo Metrópoles, a Polícia Federal disse que a competência para elaborar o planejamento de contenção dos manifestantes era do coronel Paulo José. O militar está preso no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Em razão de estar preso, o coronel precisou da autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para depor à CPI na condição de testemunha. Durante o depoimento, ele não precisa produzir provas contra si e, por esse motivo, pode ficar em silêncio durante a oitiva.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – Lorrane Mille Bispo de Jesus

Lorrane Mille Bispo de Jesus Data de falecimento: 21/02/2024 Velório: Lions clube no Bairro de Fátima Sepultamento:...

Fenômeno na Web: Cirurgião Plástico Fora dos Padrões, Dr. Josué Montedonio Utiliza Animação para Explicar Procedimentos

Com uma abordagem única e divertida, o cirurgião plástico Dr. Josué Montedonio vem conquistando...

Lula chama Lira e líderes da Câmara para encontro na 5ª feira

Presidente quer discutir, entre outros temas, caminhos para o fim da desoneração da folha...

Dr. Josué Montedonio Adverte: Cirurgia Plástica e a Ilusão dos Influenciadores – Não Há Milagres

Na era das redes sociais, a busca pela perfeição estética é constantemente impulsionada por...

Mais para você