Na noite desta terça-feira (12), os vereadores do município de Itamaraju estiveram reunidos na Sede da Câmara de vereadores para mais uma sessão ordinária. Dos 15 parlamentares apenas três se ausentaram, e tiveram suas ausências justificadas ( Ju, Paulo Vitor e Evandro de Jesus).
A pauta do dia foi preenchida por indicações, pedidos de providências e requerimentos.
Como de costume, a sessão foi iniciada com a leitura do texto bíblico, logo após veio a leitura da ata que foi aprovada por unanimidade.
Iniciando os trabalhos diários foram apresentados dois pedidos de providências. O primeiro realizado pelo parlamentar Mazuk que solicitou a reforma da quadra de esportes do Bairro BNH, juntamente com a construção de um alambrado.
O segundo foi realizado pelo parlamentar Tonhão de Almerindão que solicitou o retorno de um Posto de Atendimento da ADAB, no distrito de Piragi. Todos dois aprovados por unanimidade pelos vereadores.
Logo em seguida foram apresentados e aprovados as indicações realizadas por 5 parlamentares.
1ª indicação realizada pelo vereador Zé do bolo – Solicitou do executivo a construção de um novo cemitério.
2ª indicação realizada pelo vereador Antônio Portugal – Solicitou do executivo a recuperação parcial da Praça 2 de Julho, com a reforma da academia ao ar livre e parque infantil.
3ª Indicação realizada pelo vereador Valzão – Solicitou do executivo a construção de sanitários e vestiários femininos e masculinos no Campo de Futebol, do Bairro Várzea Alegre.
4ª e 5ª indicações realizadas pelo vereador Leo Lopes – Solicitou do executivo a pavimentação das ruas Ribeirão do Ouro e Oiapoque, localizadas no Bairro Marotinho.
6ª indicação realizada pelo parlamentar Tonhão de Almerindão – Solicitou do executivo o encascalhamento dos distritos de Pirajá, Piragi e São João da Prata.
Além das indicações foram lidos dois requerimentos, onde o primeiro solicitava da Empresa Baiana de Saneamento – EMBASA , um representante legal para se dirigir até a câmara de vereadores para esclarecer para a população sobre o aumento abusivos de tarifas mensais em suas contas de consumo de água.
E o segundo, requer da gerência executiva do INSS, sobre o terreno doado para a construção do prédio doado para a construção do INSS de Itamaraju.
Além desses requerimentos ainda houve a apresentação de um projeto de lei que foi enviado para as comissões, que muda a lei do regimento interno da casa, que requer que a pauta do dia seja formulada até o meio dia, de toda segunda-feira.
A palavra foi franqueada aos parlamentares que mais uma vez travaram uma briga em relação à saúde municipal.
Durante as discussões e de forma pacífica o presidente da câmara, Rubens esteve acalmando os ânimos e cobrando de todos os parlamentares mais ações para a solução dos problemas que devem ser resolvidos na base do diálogo. Uma audiência pública com a Sec. de saúde poderá ser marcada para os próximos dias, para pontuar as necessidades da saúde do município.
Ainda de acordo com o presidente Rubens Neves, a Coelba,recebeu as notificações enviadas pela casa e se comprometeu fazer o uso da tribuna na próxima sessão ordinária que está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (19). A sessão foi acompanhada pelos agentes comunitários de saúde.