InícioAsma: saiba como diagnosticar e tratar essa doença que pode ser fatal

Asma: saiba como diagnosticar e tratar essa doença que pode ser fatal

De acordo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de brasileiros são asmáticos. A baixa umidade do ar, a variação climática e o aumento das infecções virais no período favorecem o aumento das crises, podendo levar o paciente a ser internado. “Trata-se de uma doença sem cura e que precisa ser levada a sério”, alerta a Dra. Priscila Osório, alergologista do Grupo Fleury,  detentor da Diagnoson a+ na Bahia. 

A asma é caracterizada por falta de ar, sibilos (assobios agudos durante a respiração), tosse e dor no peito decorrentes de inflamação e obstrução dos brônquios. “A asma alérgica é a mais comum, principalmente, nas crianças. Ela é desencadeada por alérgenos inalantes como ácaros, pólens e fungos. Exercícios físicos, infecções respiratórias e medicamentos estão entre outras possíveis causas. A asma não alérgica é aquela onde não há alérgenos inalantes como desencadeantes, sendo a mais comum a chamada asma eosinofílica”, explica. 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico da doença começa com avaliação clínica e exame físico. Posteriormente, podem ser necessários exames como a espirometria e testes alérgicos para demonstrar a presença da alergia como causa. 

De acordo com a especialista, existem dois tipos de tratamento para a asma e a escolha entre eles vai depender da classificação da doença: o tratamento de crise, quando na maioria das vezes faz-se o uso de broncodilatadores; e o tratamento de controle, quando se faz necessário o uso de medicamento por período mais prolongado entre as crises, a fim de tentar manter o paciente mais tempo assintomático e com a doença sob controle. 

“Hoje em dia tem surgido também novos tratamentos para casos mais graves e esses devem ser avaliados de forma individualizada”, comenta a médica.  

Segundo o Dr. João Salge, pneumologista do Grupo Fleury, o tratamento é fundamental para o controle dos sintomas, o que provê ganho de qualidade de vida e  reduz o absenteísmo no trabalho e na escola. 

“Além disso, o bom controle evita o risco de remodelamento brônquico, que é um fenômeno de modificação estrutural das vias aéreas (que ficam mais espessas com o tempo em virtude dos ciclos acumulados de inflamação), gerando perda progressiva da função respiratória”, explica. 

Após o diagnóstico e a descoberta da causa, deve-se evitar o fator causal. Se a doença for de origem alérgica, por exemplo, é preciso manter os ambientes limpos e arejados. “A boa adesão ao tratamento, seguindo corretamente as orientações médicas, também é importante para evitar novas crises. Ao reconhecer o início de uma crise, caso necessário, procure atendimento o quanto antes para evitar a progressão para quadros mais graves”, acrescenta Dra. Priscila. 

A asma é uma doença potencialmente grave que pode levar à morte. Sendo assim, é fundamental que o tratamento seja cumprido de forma correta e contínua. “Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, o tratamento atual é bastante eficaz e pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente”, conclui. 

Sobre a questão da prevenção, Dr. João Salge explica que é fundamental a higiene ambiental. “Deve-se evitar tudo que acumula poeira como tapetes, carpetes, cortinas. Além disso, é preciso deixar os ambientes arejados com bastante iluminação natural e adotar medidas para a prevenção de infecções respiratórias,” alerta. 

Sobre a Diagnoson a+ 

A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica. 

Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você