InícioEditorialPolícia no Rio faz ação contra milícia em bairro em que prédios...

Polícia no Rio faz ação contra milícia em bairro em que prédios caíram

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta quinta-feira (28) a Operação Caixa de Areia 2, contra a lavagem de dinheiro através da exploração de imóveis pela milícia da comunidade da Muzema, na Zona Oeste da capital. Entre os alvos estão pessoas já denunciadas em investigações iniciadas após o desabamento de dois prédios na região, em 2019, que mataram 24 pessoas.

Os agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro cumprem 16 mandados de busca e apreensão. A ação também acontece em outros bairros da Zona Oeste e no município de Nova Friburgo, na Região Serrana, e faz parte do Programa Cidade Integrada, lançado pelo Governo do Estado para a retomada de territórios, e conta com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada.

As investigações apontam que a quadrilha teria movimentado cerca de 100 milhões de reais, entre 2019 e 2020, com a exploração imobiliária irregular. 

A primeira fase da operação aconteceu em maio do ano passado, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de mais de 10 milhões de reais de contas bancárias dos envolvidos.

O foco da ação é obter novas provas, a partir de apreensão de documentos, escrituras de imóveis, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos, além de investigar o uso de laranjas, e empresas de fachada, como imobiliárias, construtoras, lojas de material de construção e açougues.

Os mandados foram expedidos pela Primeira Vara Criminal Especializada, com atuação da Primeira Promotoria Especializada de Investigação Penal.

Segurança Rio de Janeiro 28/04/2022 – 13:14 Solimar Luz – Repórter da Rádio nacional Milícia Milicianos Polícia Rio de Janeiro quinta-feira, 28 Abril, 2022 – 13:14 138:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

Mais para você