InícioEditorialRumo de tucanos após renúncia de Doria é indefinido; reunião é adiada

Rumo de tucanos após renúncia de Doria é indefinido; reunião é adiada

Após o gesto do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) de deixar a disputa pela Presidência da República, o MDB, o Cidadania e o PSDB marcaram reuniões com o objetivo de construir acordos para  a formação da chapa a ser encabeçada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Porém, enquanto o MDB e o Cidadania pretendem se reunir nesta terça-feira (24/5), o PSDB, que tinha reunião marcada também para esta terça, adiou o encontro dos membros da direção e das bancadas na Câmara e no Senado para a próxima semana, dia 2 de junho.

Isso porque não há consenso nas bancadas e nem na cúpula do partido sobre qual rumo os tucanos devem tomar a partir de agora.

  • Eleições 2022
    Flávio critica Doria: “Conta do autoritarismo é a impopularidade”
  • Michel Temer
    Política
    Temer vê como “gesto grandioso” desistência de Doria à pré-candidatura
  • João Doria chora após discurso de desistência da candidatura - Metrópoles
    Igor Gadelha
    Aliados dizem que Doria pode ressurgir como candidato ao Planalto
  • O encontro desta semana havia sido marcado pelo presidente do partido, Bruno Araújo (PE, foto em destaque), que, na semana passada, se reuniu com os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Cidadania, Roberto Freire, e acertou a união com a candidatura de Simone Tebet, à revelia de Doria.

    O adiamento da reunião ocorreu a pedido dos líderes das bancadas da Câmara, Adolfo Viana (BA), e do Senado, Izalci Lucas.

    Reunião inócua

    Viana alegou que a reunião da Executiva seria para tratar “das deliberações do encontro que tivemos com o Cidadania e o MDB nos últimos dias” com Doria. Após o anúncio do ex-governador, a reunião se tornou “inócua”, na opinião do deputado. Viana tratou a renúncia de Doria como um “gesto de grandeza”.

    Já o deputado Aécio Neves (MG) defende que o partido reabra a discussão sobre as eleições. “Continuo defendendo, como sempre fiz, que tenhamos candidatura própria”, disse Aécio, por meio de nota.

    “A partir da decisão do ex-governador paulista, o partido está em condições de analisar outros nomes da nossa legenda que possam liderar não só o PSDB, mas também importantes setores do centro democrático, nesse momento grave da vida nacional”, destacou o mineiro.

    “Lamento que a reunião da executiva nacional tenha sido adiada. Espero que possamos nos reunir o mais rapidamente possível para debatermos de forma clara e democrática os caminhos para o nosso futuro. O PSDB nunca teve dono e não será agora, nesse momento grave da vida nacional, que terá. É hora de aproveitarmos esses últimos acontecimentos para reconstruirmos a unidade do PSDB em torno do único caminho que permitirá que o partido continue a cumprir sua trajetória em defesa do Brasil, ou seja, com uma candidatura própria à Presidência da República”, disse Aécio.

    Um grupo expressivo de tucanos defende ainda que o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, derrotado por Doria nas prévias, seja lançado como pré-candidato. Outra parte da sigla ainda defende o lançamento do senador Tasso Jereissati (CE).


    0

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Rumo de tucanos após renúncia de Doria é indefinido; reunião é adiada apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Miss Brasil que estava desaparecida consegue falar com amigo e tranquiliza a família

    Natálya Anderle, modelo e vencedora do concurso Miss Brasil em 2008, natural de Roca...

    STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

    Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

    Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

    Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

    Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

    As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

    Mais para você