Uma ótima notícia para todos os usuários do Xbox Cloud Gaming, pois a Microsoft (via The Verge) confirmou recentemente que o suporte para mouse e teclado está finalmente chegando no serviço.
Como não é segredo, até o momento você só pode jogar os jogos disponíveis no Xbox Cloud Gaming caso tenha um controle, não importa o modelo, mas você precisa ter um para jogar. Infelizmente nenhuma data foi divulgada sobre a chegada da função, mas tudo indica que será em breve.
Além do suporte para mouse e teclado, a Microsoft também confirmou uma função que promete melhorar a latência de streaming dos jogos. Uma nova API está em desenvolvimento pela empresa e promete reduzir a latência geral em até 72 ms.
Direct Capture é o responsável por essas melhorias, que reproduz recursos de hardware em software para eliminar o tempo de espera para VSync e buffer duplo ou triplo, e até mesmo o scalling necessário para TVs.
De acordo com a Microsoft, a latência pode cair para tão baixo quanto 2-12ms, em comparação com os 8-74ms atuais. O Direct Capture suporta apenas uma resolução máxima de 1440p e ainda não dá suporte para resolução dinâmica ou HDR.
No entanto isso não é um problema, pois devemos lembrar que o Xbox Cloud Gaming roda em 720p no smartphone e 1080p no PC.
Essa talvez seja uma das melhores melhorias que o Xbox Cloud Gaming pode receber, pois jogos via Streaming enfrentam bastante problemas de latência.