Policiais civis da Divisão de Roubo e Furto de Veículos da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), prenderam, em flagrante nesta sexta-feira (9/9), um homem autor de diversos furtos de veículos nas asas Sul e Norte de Brasília. O suspeito era monitorado desde o início do ano e foi identificado como sendo o responsável por, pelo menos, oito furtos de automóveis em 2022. Para o crime, o autor utilizava guinchos e, para isso, se passava por dono dos carros para contratar os serviços.
Veja o vídeo da ação:
O delegado Bruno Ehndo, da DRFV, avalia que esse tipo de crime vem sendo popularizado. “Infelizmente, essa modalidade de furto está se tornando recorrente no Distrito Federal. No que compete os profissionais que prestam esses serviços de guincho cabe observar maior cuidado na contratação dos seus serviços”, destacou.
As investigações também mostraram que, para alguns furtos, o autor sequer estava presente no momento da subtração, limitando-se a mandar a localização de onde estavam os veículos para que os guincheiros pudessem ir buscá-lo.
Segundo as investigações, o criminoso preso furtava preferencialmente automóveis com problemas mecânicos, que ficavam parados em estacionamentos públicos, de modo que, em algumas situações, os verdadeiros proprietários dos veículos demoravam dias para dar por falta dos carros.
O destino dos carros eram lojas no Setor H Norte, em Taguatinga, onde, inclusive, os automóveis foram recuperados pela DRFV, alguns já completamente desmontados.
O post Ladrão usava guincho para levar carros abandonados das ruas do DF apareceu primeiro em Metrópoles.