Nessa geração a Microsoft apostou no lançamento de dois consoles, o Xbox Series X para aqueles que desejam uma experiência de alto nível e o Xbox Series S para permitir que os jogadores pudessem adquirir um novo console com melhor custo benefício.
Desde seu lançamento, muito tem sido discutido o quanto o Xbox Series S iria prejudicar os novos jogos e limitar as desenvolvedoras na hora do desenvolvimento para essa nova geração.
Recentemente um desenvolvedor da Rocksteady culpou o Xbox Series S pela limitação de performance em Gotham Knights, chamando o console de batata. Agora outro desenvolvedor volta a falar sobre o assunto.
De acordo com Ian Maclure, artista de efeitos visuais da Bossa Studios, o Xbox Series S tem sido uma grande limitação para as desenvolvedoras e muitas já tem feito pressão na Microsoft para tentarem remover a obrigação de lançar para o console, permitindo que lancem seus jogos apenas ao Xbox Series X.
Pode parecer um disco arranhado, mas a razão pela qual você está ouvindo muito sobre isso agora é porque MUITOS desenvolvedores estiveram sentados em reuniões no ano passado tentando desesperadamente eliminar a exigência de lançamento para o Series S.
Ian Maclure afirma que muitos estúdios passaram por dificuldades no desenvolvimento no inicio dessa geração por terem o Xbox Series S constantemente os limitando, e agora que começaram a ser desenvolvidos jogos 100% focados na nova geração, a situação apertou ainda mais.
Os estúdios passaram por um ciclo de desenvolvimento em que o Series S acabou sendo um peso na produção, e agora que os jogos estão sendo firmemente desenvolvidos com os novos consoles em mente, as equipes não querem repetir esse processo.
Essa não é a primeira vez que vemos um desenvolvedor reclamar do Xbox Series S. De acordo com Alexander Battaglia do Digital Foundry, muitos tem se queixado das restrições de memória do console.
Se a Microsoft irá ou não remover a exigência de lançamento para o Xbox Series S, só o tempo dirá.