InícioEditorialInfectados pela BQ.1 no DF têm entre 20 e 84 anos; um...

Infectados pela BQ.1 no DF têm entre 20 e 84 anos; um foi internado

Dos 14 infectados com a BQ.1 —  subvariante do vírus causador da Covid-19 – no Distrito Federal, nove são mulheres. Os pacientes, que têm entre 20 e 84 anos, tiveram sintomas leves e apenas um precisou ser internado, mas já recebeu alta.

Em entrevista ao Metrópoles, o diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES/DF), Fabiano dos Anjos, informou que já há transmissão comunitária da nova linhagem na capital federal. Os 14 casos da BQ.1 foram identificados nesta sexta-feira (11/11), por meio sequenciamento genômico, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/DF).

Saúde do DF confirma 14 casos da nova variante BQ.1 da Covid

Segundo Fabiano, cinco dos infectados moram no Plano Piloto; dois no Cruzeiro; dois em Santa Maria. Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Samambaia e Vicente Pires têm um caso cada.

“A tendência, agora, é que a BQ.1 torne-se predominante no DF. Os próximos monitoramentos do Lacen devem confirma essa predominância”, disse.

Comportamento Fabiano explicou que a BQ.1 é uma subvariante da Ômicron, que tem como principal característica maior transmissibilidade. “Ela tem maior transmissão, mas não observamos maior letalidade e não temos muitos casos de internação. Demonstra ser uma cepa menos letal, mas mais transmissível”, avaliou.

Ele considera que, no DF, o cenário epidemiológico da pandemia não sofreu grandes alterações a ponto de retomar medidas restritivas de prevenção, como o uso obrigatório de máscaras. “Nossa preocupação hoje é com as ações de fortalecimento da vacinação. Temos pouco mais de 50% da população com a dose de reforço, precisamos que as pessoas procurem as unidades de saúde e completem o calendário vacinal”.

Em relação aos recentes aumentos da taxa de transmissão da Covid-19, Fabiano afirma que a Secretaria de Saúde segue em alerta constante. “Continuamos em alerta constante, mas, até o momento, não houve mudança no perfil epidemiológico. A pandemia não acabou, mas, nosso cenário hoje não pede a volta do uso de máscaras”, diz.

O gestor reforça, também, a necessidade de testagem de pessoas que apresentem sintomas da Covid.

Cenário no DF Entre quinta (10/11) e sexta-feira (11/11), o DF registrou 461 novos casos de Covid. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela SES/DF, a taxa de transmissão chegou a 1,35. O valor indica que um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 135.

Apesar da alta no número de casos e na transmissão, não houve mortes notificadas durante as últimas 24h.

The post Infectados pela BQ.1 no DF têm entre 20 e 84 anos; um foi internado first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você