InícioLazer, vida e culturaSaúdeMJ pede explicação da Unimed-Rio sobre indícios de reajustes abusivos

MJ pede explicação da Unimed-Rio sobre indícios de reajustes abusivos

Logo Agência Brasil

A Unimed-Rio tem prazo de 72 horas para prestar esclarecimentos sobre condutas abusivas ao consumidor. A determinação, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi expedida nesta segunda-feira (5).

Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgado de outubro. Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos. As investigações, ainda em andamento pela Senacon/MJSP, apontaram cobrança de aumento de até 133% na comparação com o valor cobrado anteriormente.

Notícias relacionadas:

  • Unimed Norte-Nordeste e de Manaus têm planos suspensos pela ANS.

Para o ministro da Justiça, Anderson Torres a decisão da Senacon preza pela dignidade dos consumidores e proteção de seus interesses. “A saúde é direito social. Assim, os princípios que norteiam o direito do consumidor precisam ser respeitados e as operadoras devem ter a capacidade de solucionar os serviços e prestar assistência em todos os níveis”, disse.

A operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa, com valor a ser definido, caso não aprimore os serviços ou preste as informações necessárias dentro do período de 72 horas. O prazo deve ser contado a partir da data de recebimento da notificação.

A  Agência Brasil entrou em contato com a Unimed-Rio, mas a operadora de planos de saúde não retornou com o posicionamento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo e municípios buscam acordo sobre reoneração na 2ª feira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou que haverá reunião com representantes das prefeituras...

Deputada questiona Lewandowski sobre situação de presídios no RS

Ruy Conde/MDHC 1 de 1 Imagem aérea de Canoas após enchentes - Metrópoles ...

Caminhão com doações para RS tomba no interior de São Paulo

Um caminhão da empresa Correios que estava carregado com aproximadamente 19 toneladas de doações...

Milei compara o Hamas a nazistas e reafirma apoio ao povo judeu

Em evento no Museu do Holocausto de Buenos Aires, o presidente argentino critica protestos...

Mais para você