InícioEditorialNovo recorde! Messi é o 1º a marcar em quatro fases de...

Novo recorde! Messi é o 1º a marcar em quatro fases de mata-mata

Messi comemora após marcar sobre a França

Lionel Messi não cansa de estabelecer novos recordes na Copa do Mundo. Além de se tornar o jogador com mais partidas na competição, o argentino ainda se tornou o primeiro a marcar em quatro fases de mata-mata, no atual formato do torneio. Além disso, chegou ao sexto gol no Catar e assumiu a artilharia.

O camisa 10 já havia feito gols nas oitavas, nas quartas e na semifinal. Na final, contra a França, abriu o placar de pênalti e completou o bingo. A conta vale apenas na trajetória em busca do título – assim, não leva em conta as disputas pelo terceiro lugar.

A Copa do Mundo é disputada no atual sistema de mata-mata, a partir das oitavas de final, desde 1986. Em 1970, Jairzinho anotou em todas as partidas, mas eram disputados apenas três duelos após a fase de grupos. Em 1938, Sarosi, da Hungria, marcou em quatro jogos, mas a Copa tinha formato reduzido e era jogada apenas em mata-mata.

Messi marcou duas vezes na fase de grupos, sobre Arábia Saudita e México. Depois, nas oitavas, abriu o placar na vitória sobre a Austrália, por 2×1. Nas quartas, anotou o segundo gol no empate em 2×2 com a Holanda – os hermanos ficaram com a vaga nos pênaltis.

Na semifinal, o capitão da Argentina fez, de pênalti, o primeiro gol no triunfo por 3×0 sobre a Croácia, que garantiu a classificação à decisão do Mundial. E, na final, balançou as redes pela sexta vez.

Foi o 12º gol de Messi em Copas, alcançando o número de Pelé. Mas o argentino precisou de 26 partidas em cinco edições para isso, enquanto o Rei do Futebol chegou ao número em 14 duelos, divididos em quatro Mundiais.

Os dois dividem a quinta colocação na artilharia histórica da competição. Imediatamente à frente deles, está Just Fontaine (França), com 13 gols. O maior goleador é Miroslav Klose (Alemanha), que marcou 16 vezes. Completam o top 3 o brasileiro Ronaldo, com 15 gols, e o alemão Gerd Muller, com 14.

O gol na final ainda fez Messi se igualar a Ronaldo Fenômeno e ao alemão Miroslav Klose em mais uma coisa: gols em mais jogos nas Copas. Os três jogadores marcaram em 11 partidas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para 155 o número de pessoas mortas pelas chuvas no RS

Novo boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul deste sábado (18), revela...

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Mais para você