InícioEntretenimentoCelebridadeExiste arte em Sylvia Patrícia

Existe arte em Sylvia Patrícia

Histórias e música. Ou uma trajetória restaurada a partir de marcos sonoros – do tempo do vinil à era do podcast. Assim foi o show acústico “Existe amor em SP”, na terça-feira (17), na Sala do Coro do TCA: vida e arte de Sylvia Patrícia, mesclando relatos (hilários) e canções. E que canções! Da consagrada “Marca de amor não sai” à inédita, belíssima, “Toque me”, fruto de parceria com Thathy e Edu Casanova.

Sylvia abriu a noite com os versos bandidos de “Saia da minha vida” (“por mais que eu lhe ame/ você não faz/ parte da minha gangue”), seu primeiro registro fonográfico, há 40 anos. Plena, descontraída, arrancou risos da plateia com depoimentos ora rascantes, ora singelos, que expõem vivências de uma – sua – geração. E revelam uma Sylvia a um só tempo selvagem e doce, como bem definiu Edu Casanova.

Histórias como a das ainda meninas Sylvia Patrícia e Jussara Silveira que, ao avistarem um ídolo (Gal Costa) passeando de conversível pela orla marítima de Salvador, tentam alcançá-lo pedalando suas bicicletas; ou do show numa boate, que ela não consegue encerrar, porque o grand finale fica por conta de uma travesti, que tira a roupa em cena enquanto dubla “Cenas de violência e tensão”.

Isso tudo temperado pela guitarra híbrida de Alex Mesquita, a percussão suave de Fernando Makuna, a luz (inconfundível) de Irma Vidal. E, claro, o canto e os acordes de uma artista completa, plural e antenada com o seu tempo, que lamenta, em “País, que país?”, a “justiça que se afoga/ nos seus próprios pratos”, e “tapa os olhos pra não ver/ cidades de mendigos e ratos”. 

*Suzana Varjão é jornalista e escritora

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você