Lu Samarato, criador da marca Olorum (Foto: divulgação) |
Fascinado pela moda desde que assistia às saídas do Ilê Aiyê no Curuzu, Lu Samarato tornou-se estilista e produtor de moda. A carreira começo em 2014 como assistente de produção e foi evoluindo em sua identidade, até que o criativo decidiu apostar em uma linguagem mais descolada para suas produções.
Para abarcar estas novas peças, há um ano, Samarato lançou a marca Olorum, que desfilou no Afro Fashion Day de 2022. Agora, ele se prepara para lançar a coleção ‘Adjá – Ritmos’. O nome adjá se refere ao instrumento musical utilizado nos rituais de candomblé e de Umbanda.
Inspirada nos simbolismos sonoros, a coleção ressalta a mistura desses elementos com movimentos, destacando a espontaneidade dos corpos nos passos certos. O ritmo se faz como um dos princípios da moda, com a repetição de uma forma ou elemento.
“A Bahia dança em cada esquina, no batuque de suas ruas e vielas; a terra do sincretismo religioso é, também, a do caldeirão musical”, ressalta o criador.
Trazendo em seu cerne modernidade, liberação coletiva e reconhecimento do humano nas suas diferenças, a coleção ‘Adjá – Ritmos’ incorpora sons, ritmos, verão e carnaval.
“Minha ideia segue sendo a de criar um diálogo entre o passado e o presente, apresentando um futuro sem perder as raízes”, relata o estilista.
Saiba mais sobre a marca e do criador: @olorumoficial e @lu_samarato.
*Com supervisão da editora Marília Gabriela Cruz