Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgada nesta segunda-feira (30/1) mostra que 40% dos profissionais de segurança pública do país consideram legítimas as pautas do protesto em que manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes.
A sondagem feita pelo FBSP aplicou um questionário para 636 profissionais das polícias militares, civis, federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais entre 24 e 27 de janeiro.
Segundo o resultado da pesquisa, 39,9% dos policiais disseram concordar, total ou parcialmente, com a afirmação “a invasão é condenável e não pode ser tolerada, mas as pautas defendidas pelos invasores eram legítimas e não atentam contra a democracia”.
manifestantes bolsonaristas entram em confronto com apolicia após invasão e destruição de órgãos públicos em brasilia 10
Sede dos três Poderes foi invadida por bolsonaristasIgo Estrela/Metrópoles
manifestantes bolsonaristas entram em confronto com apolicia após invasão e destruição de órgãos públicos em brasilia 2
Polícia tentar conter manifestantes após invasão do STFIgo Estrela/Metrópoles
manifestantes bolsoanristas terrorismo sao presos após invasão e destruição no palacio do planalto 24
Manifestantes bolsonaristas são presosIgo Estrela/Metrópoles
foto-37-manifestantes-bolsonaristas-promovem-destruição-e-terrorismo-na-esplanada-e-segurança-reage-confronto-brasilia-08012023
Manifestante bolsonarista é preso na Esplanada dos MinistériosMatheus Veloso/Metrópoles
foto-31-manifestantes-bolsonaristas-promovem-destruição-e-terrorismo-na-esplanada-e-segurança-reage-confronto-brasilia-08012023
Destruição de prédio público após manifestação bolsonaristaMatheus Veloso/Metrópoles
foto-12-manifestantes-bolsonaristas-promovem-destruição-e-terrorismo-na-esplanada-e-segurança-reage-confronto-brasilia-08012023
Protesto de bolsonaristas no Congresso NacionalMatheus Veloso/Metrópoles
A pesquisa ainda mostra que 62,9% dos policiais concordam com a afirmação de que “as forças de segurança pública estão contaminadas pelo discurso político e partidário e isso atrapalha suas atividades-fim”.
“A pesquisa mostra o quão grave é a situação e que deveríamos atuar para lançar as bases de uma nova arquitetura institucional para a segurança pública. Não adiantará pensar cada polícia isoladamente”, escreveu o presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima, em sua conta no Twitter.
Comando e planejamentoO questionário da pesquisa “Percepções dos Profissionais da Segurança Pública sobre os ataques às sedes dos Três Poderes em 08/01” ainda abordou a impressão dos policiais sobre a conduta da polícia durante as invasões do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a pesquisa, 75,7% dos profissionais ouvidos concordaram total ou parcialmente que houve falha no planejamento do policiamento da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Já 72,3% entendem que houve falha de comando, mas apenas 57,5% entendem que houve omissão do comando das operações.
Dos entrevistados, 61,7% concordam total ou parcialmente que o Comando do Exército demorou para acabar com os acampamentos em frente ao Quartel General.
Entre os questionários avaliados, 51,2% afirmaram que a conduta da PMDF foi correta, e o problema foi exclusivamente do comando político.