InícioEditorialDevotos formam fila para depositar oferendas nos balaios para Iemanjá

Devotos formam fila para depositar oferendas nos balaios para Iemanjá

A rainha do mar pediu e foi atendida. Às 5 horas da manhã deste 2 de fevereiro, o presente de Iemanjá chegou a orla do Rio Vermelho. Ao som de batuques e cheiro de alfazema, os devotos de Iemanjá já formavam fila nas primeiras horas do dia para levar suas oferendas à orixá, nos balaios do Barracão ou direto no mar. Depois de 40 anos, o terreiro Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó, conhecido como Casa de Oxumarê, foi o escolhido para elaborar o presente. 

Para que tudo pudesse ser preparado, um jogo de búzios (ifá) feito há alguns meses no terreiro indicou como a oferenda deveria ser feita. Neste ano, uma grande coroa ecológica é o destaque principal. Até o final da tarde, os devotos poderão depositar suas oferendas na casa de Iemanjá e o presente sairá às 16 horas para o mar 

(Foto: Maysa Polcri)

No Barracão, quem ficar na fila para depositar suas flores nos balaios não enfrenta tanta demora nas primeiras horas da manhã. Eliana Rodrigues, 63, chegou cedo no Rio Vermelho para prestar homenagens à orixá. Poucas horas antes de iniciar sua jornada de trabalho, às 9 horas, ficou na fila cerca de 20 minutos. 

“Eu vou trabalhar ainda hoje, mas não poderia deixar de vir. Frequento a festa há muitos anos e, quando não venho, a sensação é de que meu ano não começou”, disse. Ela aproveitou ainda para levar a vizinha gaúcha, Natália Veiga, 37. 

Apesar de morar há cinco anos em Salvador, Natália nunca tinha frequentado a festa. “Eu sabia que era cheio, mas não imaginava que era tanta gente tão cedo”, contou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Recursos anunciados por Dilma ao RS integram contratos já existentes

Atual chefe do banco dos Brics, a ex-presidente disse que instituição vai destinar R$...

Alexandre de Moraes solta Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Reprodução 1 de 1 Marcelo Câmara Bolsonaro ...

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após...

Após reunião sobre desoneração da folha, Pacheco diz contar com ‘sensibilidade do STF’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira (16), contar com a sensibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o acordo firmado entre...

Mais para você