InícioEditorialPolítica NacionalPosse de três deputados estaduais suplentes marca retomada dos trabalhos na Alesp

Posse de três deputados estaduais suplentes marca retomada dos trabalhos na Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo retornou aos trabalhos nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Entretanto, diferentemente do Legislativo federal, os parlamentares eleitos em 2022 só tomarão posse no dia 15 de março, com o início da nova legislatura. A sessão desta quarta, então, foi marcada pela posse de três novos deputados estaduais que ficarão apenas 43 dias no cargo. Assumiram Daniela Braga (União), Tentente Carmelidia (União) e Raul de Paula (Pode). Os suplentes entram nas vagas deixadas por Bruno Lima (PP), Rodrigo Gambele (Pode) e Bruno Ganem (Pode), que tomaram posse no mesmo dia como deputados federais em Brasília. O atual presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB) deu as boas-vindas aos colegas: “Hoje nós temos a posse, em decorrência da renúncia de três deputados estaduais, que se elegeram deputados federais”.

Nas próximas semanas, os deputados estaduais devem identificar articulações para definir a nova mesa diretora da Alesp. Pignatari pode disputar a reeleição, mas o nome mais cotado para a vaga de comando é de André do Prado (PL), que é um dos partidos com maior bancada da Casa e que também deve contar com apoio do governo do Estado. Além da legenda, a Federação Partidária formada pelo PT, PV e PCdoB também formará a maior bancada, já que ambos possuem 19 parlamentares cada. A expectativa é de que o governador Tarcísio de Freitas (Republianos) não apoie oficialmente nenhum dos nomes que vão disputar a presidência da Alesp. A costura do apoio deverá ficar nos bastidores com Gilberto Kassab, presidente do PSD e que, atualmente, exerce a função de secretário de governo e das relações institucionais.

*Com informações do repórter João Vitor Rocha

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lumena rebate Solange Gomes e debocha: “Já trouxe até o sabonete”

Depois de Solange Gomes criticar os participantes que fazem sexo no De Férias...

Putin condiciona paz na Ucrânia a entrega de territórios

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou nesta sexta-feira (14/6) suas condições para negociar a...

Rodovias geridas pela União têm queda de acidentes, mas seguem mais fatais que concedidas

Os acidentes em rodovias federais administradas pela gestão pública reduziram nos últimos seis anos, enquanto houve...

Marina Silva critica PL do Aborto, que teve pedido de urgência aprovado pela Câmara

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou o pedido de urgência da proposta...

Mais para você