InícioNotíciasPolíticaApós o “não” aos 7,8%, servidores levarão proposta salarial ao governo

Após o “não” aos 7,8%, servidores levarão proposta salarial ao governo

Após rejeitarem os 7,8% oferecidos para o reajuste salarial, as centrais sindicais representantes dos servidores públicos federais preparam uma contraproposta para apresentarem ao governo federal –  este representado principalmente pelo Ministério da Gestão e Inovação. A previsão é que nova reunião entre as partes ocorra na próxima terça-feira (28/2).

Na rodada do dia 16 de fevereiro, o governo propôs à categoria um reajuste linear de 7,8% e um aumento no vale-alimentação de R$ 200. Se a proposta tivesse sido aceita na ocasião, passaria a valer já em 1º de março e causaria um impacto de R$ 11,2 bilhões nas contas públicas.

O Metrópoles questionou o Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindsep) do Distrito Federal, o Sindicato dos auditores-fiscais da Receita Federa (Sindifisco) e o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) sobre qual o percentual deverá ser apresentado ao governo como alternativa aos 7,8%. Todos afirmaram que o percentual ainda está em discussão interna.

Vale lembrar que os salários dos servidores federais estão congelados há seis anos. Ao longo da pandemia de Covid-19, uma lei manteve os vencimentos de 2020 e 2021, mas algumas categorias estão sem reajustes desde 2017. Mesmo se houvesse a recomposição de 7,8%, o valor ficaria abaixo do desejado pela categoria para compensar a defasagem registrada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Mesa de negociaçãoCoordenada pelo Ministério da Gestão, a Mesa Nacional de Negociação Permanente é formada por duas bancadas: a governamental e a sindical. A primeira é composta pelo Planejamento e Orçamento, Fazenda, Casa Civil, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Secretaria Geral da Presidência, Educação e Saúde. Já a sindical é formada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais de âmbito nacional.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Juscelino Filho será afastado se indiciamento for aceito

Ministro das Comunicações foi indiciado pela PF pelos crimes de corrupção passiva, fraude em...

Lula: Bolsonaro ter ganhado joias mostra que “tem alguma coisa errada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26/6), que o...

Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania em Feira de Santana

  Os moradores de Feira de Santana terão acesso a diversos serviços de saúde, a...

Mais para você