InícioEditorialSegundo dia da Feira Março Mulher supera 6 mil atendimentos

Segundo dia da Feira Março Mulher supera 6 mil atendimentos

O segundo dia da Feira Março Mulher, que acontece no estacionamento externo da Arena Fonte Nova, em Salvador, ultrapassou a marca de 6 mil atendimentos nesta quinta-feira (9). A ação, que é realizada desde a última quarta-feira (8), leva serviços de saúde e cidadania para quem mais precisa, integrando um calendário de ações de promoção e valorização da mulher executado pelo Governo do Estado ao longo do mês de março. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana alertou que não existe a necessidade de a população aguardar por longos períodos na fila em busca de atendimento. “A gente compreende que a ação atrai milhares de pessoas pela facilidade de acesso, fato que não é observado ao peregrinar em busca de serviços odontológicos, médicos e nutricionais nos postos de saúde de Salvador. Porém, destacamos que não há necessidade de aguardar por horas na fila. Hoje, por exemplo, por volta de 7h já tínhamos iniciado o processo de triagem e atendimento. E o serviço vai continuar sendo ofertado até sábado. Então, convidamos a todas que venham participar da Feira Março Mulher”, afirmou.

No local, as mulheres podem realizar consultas com cirurgião geral e realizar exames, como preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e testes rápidos para ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). Para acessar os atendimentos é necessário levar RG, cartão do SUS e requisição médica, para o caso de ultrassonografia.

Mais de 8 mil atendimentos no primeiro dia

Somente no primeiro dia da Feira Março Mulher, mais de 8 mil atendimentos foram realizados, sendo as ações de oftalmologia e preventivo as mais procuradas. “Ontem também superamos as expectativas e realizamos mais de 8 mil atendimentos. Todos os dias estamos iniciando os trabalhos antes das 7h para garantir ainda mais agilidade no processo”, explicou o coordenador da ação pelas Voluntárias Sociais, Edvaldo Gomes.

Além da oferta dos serviços de saúde, estão sendo oferecidos serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A ação proporciona para as mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine).

Empoderamento financeiro e educação

Ainda na Feira Março Mulher, foi montado um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que conta com a presença de 20 expositoras, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Também são oferecidos serviços de orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.

A Secretaria da Educação do Estado também participa da Feira Março Mulher com a divulgação de vários programas e cursos técnicos que trarão grandes oportunidades para as mulheres, entre eles o Programa de Certificação CPA Digital, que possibilita o atendimento de adolescentes, jovens, adultos e idosos, a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio, aumentando o nível da escolaridade da população baiana.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Diretores de A Queda do Céu falam sobre Cannes e o povo Yanomami

Na tarde desse domingo (19/5), Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha apresentaram A...

Saiba como funcionará volta às aulas na rede municipal do RS

Após um período de duas semanas de interrupção causada por enchentes devastadoras, as escolas...

Mais para você