InícioEditorialPesquisadores da Ufba lançam campanha a favor da Faixa Azul, exclusiva para...

Pesquisadores da Ufba lançam campanha a favor da Faixa Azul, exclusiva para motociclistas

O grupo de pesquisa Estudo Epidemiológico sobre Saúde e Trabalho (EpisSAT Entregadores), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), está mobilizando uma campanha nas redes sociais a favor da implementação da Faixa Azul, de uso exclusivo dos motociclistas. A ideia, que já é praticada em três vias da capital de São Paulo, é de organizar o espaço das vias que é dividido por motoristas e motociclistas, o que ajuda a reduzir os conflitos no trânsito e facilita a passagem de quem pilota moto nos dias de congestionamento. 

Segundo dados compilados pela equipe da pesquisa, a maior parte dos motociclistas vítimas de acidentes de trânsito é encontrada em situação de vulnerabilidade social. São, em geral, jovens, do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade. Ainda há destaque para a elevada proporção de jovens e pretos ou pardos entre os óbitos. Normalmente, os acidentes ocorrem durante o trabalho, visto que muitos exercem a função de entregadores de aplicativos.

Rita Fernandes, professora da Faculdade de Medicina da Ufba e coordenadora do EpisSAT Entregadores, encara os acidentes de entregadores no trânsito como acidentes de trabalho. Para ela, a implementação da Faixa Azul é uma das principais medidas para a redução desses casos. 

“A morte desses trabalhadores precisa urgentemente de uma intervenção com políticas públicas e atividades intersetoriais. Temos que contatar profissionais da Engenharia para pensar quais são as vias nas quais a implantação da Faixa Azul pode ter grande resposta. Queremos espalhar isso e trazer esse debate para cá e envolver vários setores. Vemos essa como uma grande alternativa para a proteção da vida no trabalho”, afirmou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a equipe de pesquisa reúne imagens do Sindicato de Motociclistas de São Paulo, onde a Faixa Azul já reduziu o número de acidentes no trânsito. “A chamada Faixa Azul deveria ter em todas as capitais, [para que] o entregador possa transitar com segurança nas grandes cidades”, opina Marcelo Barbosa, presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindimoto-BA).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você