Se você já sentiu vontade de divulgar suas realizações profissionais, mas acabou recuando devido ao receio de soar pedante ou vaidoso demais, saiba que não está sozinho. Essa sensação é mais comum do que parece. No entanto, a autopromoção, muitas vezes, é necessária quando se tem o desejo e a competência para avançar na carreira. A questão é: como fazê-la sem soar soberbo?
Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial para Negócios, afirma que os trabalhadores, gestores e empreendedores precisam saber se “vender” com ética e de forma respeitosa. “Se você tem resultados, é uma conquista sua”, pontua. “Não se trata de enganação ou maquiagem. Você faz a sua autopromoção em cima do que você sabe entregar”, acrescenta.
A especialista comenta que, sem evidenciar resultados positivos, bons profissionais correm o risco de ficar para trás no mundo do trabalho. Diante disse, ela compartilha, a seguir, três dicas para fazer uma autopromoção sem erros:
1 – Crie uma rede de contatos e se mantenha conectadoRelações frias e distantes não são frutíferas no mercado de trabalho, segundo Camila. Mantenha-se por perto de pessoas que admira e que colaboraram para o seu crescimento.
“Incentive-as e demonstre apoio ao trabalho delas. Isso mostra que você não está pensando só em si ou se gabando, como se fosse muito melhor do que os outros. Pelo contrário, você sabe se autopromover e sabe reconhecer as qualidades dos outros”, fala.
Crie uma rede de contatos e se mantenha conectado2 – Analise a sua história e identifique o que aprendeu ao longo de sua trajetóriaPara a especialista, o processo de autopromoção passa por reconhecer a sua própria trajetória profissional.
“Sugiro que reflita sobre como começou, onde estudou, quais condições teve e, sobretudo, o que aprendeu pelo caminho. Veja o quanto progrediu e se aprimorou. Identifique os seus pontos fortes, as suas realizações e contribuições. Esse exercício também nos ajuda a notar quais atividades precisamos melhorar”, indica.
Analise a sua história e identifique o que aprendeu ao longo de sua trajetória3 – Compartilhe as suas conquistasPor fim, não tenha medo de contar o que você fez e quais resultados entregou para a empresa. É importante ter em mente que, muitas vezes, trabalhamos em equipe, de modo que precisamos reconhecer a contribuição dos nossos colegas.
Camila lembra, ainda, que todos temos conquistas individuais e que merecem ser enaltecidas. “Valorizar a si mesmo não é se gabar excessivamente, mas reconhecer os seus próprios méritos”, frisa.
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