O Ministério da Saúde deverá pagar cerca de R$ 630 mil a artistas, atletas e influenciadores digitais para que participem de campanhas publicitárias do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações são voltadas para o incentivo à vacinação e à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, 17 artistas receberão R$ 30 mil cada em função da publicidade sobre a vacinação. Parte dos valores serão destinados para doação. A médica Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, e o influenciador digital Caio Braz abriram mão dos cachês.
Na campanha institucional para prevenção de ISTs, o governo federal pagou R$ 120 mil para quatro influenciadores, com cachês entre R$ 15 mil a R$ 50 mil para publicações no Instagram.
O Ministério da Saúde afirma, por meio de nota, que o valor pago aos artistas está abaixo do que é destinado pelo mercado e menor que o preço remunerado para cada participante das publicidades durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Confira a lista de contratados:
Beth Goulart;Caio Blat;Caio Braz;Camila Morgado;Camila Pitanga;Daiane dos Santos;Douglas Silva;Emicida;Hebert Conceição;Ivan Baron;Leandra Leal;Natália Lage;Nívea Maria;Margareth Dalcolmo;Mônica Martelli;Paulo Betti;Raíssa Machado;Sheron Menezes;Vinicius Rodrigues.