InícioEditorialPolítica NacionalGoverno do Estado participa de debate sobre criação de empresa pública de...

Governo do Estado participa de debate sobre criação de empresa pública de audiovisual

Representantes do setor cultural do estado da Bahia se reuniram em uma audiência pública, nesta terça-feira (02), para debater sobre o projeto que propõe a criação da empresa pública de audiovisual da Bahia. O evento aconteceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA.

O nome apresentado para batizar a empresa foi Bahia Filmes. A audiência pública foi um dos espaços de escuta da sociedade antes do governo estadual enviar o projeto para a Assembleia Legislativa. A plateia foi formada por parlamentares baianos e representantes da sociedade civil ligados ao setor.

A audiência foi presidida pela deputada estadual Olívia Santana e contou com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, da diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella e da diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Funceb (DIMAS/Funceb), Daiane Silva.

Para Bruno Monteiro, o espaço de diálogo foi fundamental para garantir a criação da empresa pública de forma democrática e plural. “O projeto da Bahia Filmes, uma iniciativa do governo do estado, tem sido criado com muito diálogo e por isso já é um projeto vitorioso. Aprendemos muito com as conversas que temos com o setor audiovisual e a cada debate seguimos com um trabalho articulado no intuito de aprovar esse projeto de lei que é um compromisso de governo”, salientou.

Na avaliação de Olívia Santana, a audiência foi vitoriosa. “A audiência foi bonita e vitoriosa. A Bahia tem protagonismo nesse setor que vai de Glauber Rocha e o cinema novo ao cinema contemporâneo de Daiane Rosário, por exemplo. Temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo inteiro e trazer nossas contribuições tão importantes. A criação da Bahia Filmes é um passo fundamental para isso”, destacou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Irmão de Janja trabalha na pré-campanha da prefeita de Cabo Frio

Assessor especial do Executivo municipal afirma que Magdala Furtado é “a candidata do Lula”...

Desinformação no Brasil: da polarização às tragédias (Richard Miskolci

O mais sincero e bem-intencionado interesse em se informar se amplia durante um evento...

Depilação: 4 dicas para remover pelos sem causar danos à pele

PeopleImages/GettyImages 1 de 1 Depilação mulher ...

Rio Grande do Sul tenta se reconstruir após catástrofe

O Rio Grande do Sul está passando por um período desafiador de reconstrução após...

Mais para você