InícioEditorialPolítica NacionalApesar da pressão, Lira mantém PL das Fake News na pauta; votação...

Apesar da pressão, Lira mantém PL das Fake News na pauta; votação ainda é incerta

Apesar da pressão das big techs e da oposição ao governo Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manteve na pauta da sessão desta terça-feira, 2, a votação do projeto de Lei das Fake News (PL 2630/20). A sessão foi convocada para as 18h – o projeto é o último item da pauta. Mais cedo, Lira reuniu líderes partidários na residência oficial para analisar as chances de aprovação da proposta. Ao sair da reunião, o relator da matéria, Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que havia uma “sinalização” de que o texto será, de fato, votado. “A maioria dos partidos sinalizou posição majoritária a votar hoje. Vai ser feita uma conversa. Até o final da tarde o presidente Arthur Lira vai consolidar posição e decidir se vota hoje”, afirmou. Antes, o tema também foi tratado em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada.

Havia, até então, a expectativa de que Lira recuasse e retirasse da pauta o PL das Fake News, em razão do embate entre apoiadores e críticos da proposta, além da pressão das plataformas digitais. Embora na pauta, a votação ainda é incerta, já que, segundo parlamentares, Lira só colocará o relatório para a apreciação se tiver certeza de aprovação. Desde o final de semana, o Republicanos, o Partido Liberal, o Podemos e a federação PSDB-Cidadania já oficializaram posição contrária ao texto. Com isso, há, no mínimo, 171 votos contrários (99 do PL, 42 do Republicanos, 18 da federação e 12 do Podemos).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fachin afirma que as acusações de golpe são reais e graves, mas “a democracia brasileira é maior que isso tudo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, nesta sexta-feira, em...

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

Já pensou como seria o gosto do luxo? Bem, teria um 'sabor' muito caro....

Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por assédio sexual e moral

Antônio Carlos Ferreira de Sousa, que atuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal, foi...

Governo anuncia bloqueio de mais R$ 6 bi do Orçamento de 2024 para cumprir meta

A elevação dos gastos com a Previdência Social fez o governo bloquear mais de...

Mais para você