InícioEntretenimentoCelebridadeCom shows e escritores internacionais, Flipf começa nesta quinta (4)

Com shows e escritores internacionais, Flipf começa nesta quinta (4)

O Verão já acabou há quase dois meses, mas a Praia do Forte terá movimento intenso neste final de semana: começa nesta quinta-feira (4) a quarta edição da Flipf – Festa Literária Internacional da Praia do Forte, que, até domingo, terá shows, feira de empreendedorismo, oficinas, slam, saraus, lazer para as crianças e, claro, mesas de discussão sobre literatura, com a presença de autores nacionais e internacionais, como a mexicana Guadalupe Nettel. Toda a programação é gratuita.

 “Com a festa literária contribuímos para o desenvolvimento da Praia do Forte e seu entorno, buscamos valorizar sua rica biodiversidade e suas manifestações culturais, sobretudo buscamos incentivar a leitura na comunidade local, moradores e turistas, tudo isso por meio de uma programação ampla, diversa e democrática”, afirma Vanessa Vieira, da Trevo Produções, correalizadora do evento.

A abertura oficial é marcada pela mesa Pra Ensinar Meus Camaradas, às 19h, nesta quinta. Estarão presentes Maria Valéria Rezende – escritora e freira; Bel Santos Mayer – educadora social – e Tiganá Santana, cantor e compositor baiano. Mas já haverá programação desde as 9h, com uma mesa sobre livro artesanal, com a escritora e psicóloga Carla Brito e a escritora e professora Gleice Ferreira, de origem indígena.

O debate sobre o livro artesanal é promovido pelo espaço Multiverso, dedicado prioritariamente aos jovens. “O livro artesanal é mais uma das alternativas de publicação e, pra mim, é a alternativa que mais abraça o autor jovem com pouca renda para se autopublicar. Acho que já passamos do tempo de olhar o livro artesanal como um livreto ou uma fanzine – não diminuindo o gênero também -, mas olhá-lo através do trabalho árduo da sua autoria”, defende o curador do Multiverso, o escritor Anderson Shon.

A Flipf é dividida tem outros três espaços, além do Multiverso: no Canto da Palavra, com curadoria de Edma de Góis, acontecem as mesas literárias e sessões de autógrafos; Bárbara Falcón é a curadora da Rede de Livros,  onde estão editores baianos, coletivos e autores independentes; o Ninho Flipf, com curadoria de Emilia Nuñez, é dedicado ao público infantil.

A programação musical também vai agitar a Praia do Forte, com destaque para as apresentações de João Bosco, às 20h, e Antônio Nóbrega, no mesmo horário, no sábado. Também no sábado, às 9h, Nóbrega vai promover o Encontro de Poesia, em que ele vai apresentar as modalidades e características da Poesia Rimada Popular Brasileira, desde a quadra até o galope beira mar, a mais complexa entre aquelas exercitadas pelos repentistas. Veja nesta página dez atrações da Flipf que o CORREIO destaca, para você curtir até domingo.

Veja destaques da programação da Flipf, de quinta (4) a domingo (7)

Oficina de Livro Artesanal. Quinta-feira (4), 10h30 e 15h30

Os alunos aprenderão com a escritora Carla Brito (foto) o passo-a-passo na construção de um livro artesanal. Carla Brito é psicóloga e autora dos livros Taunina: Entre Escrevivências e Poesias e Sinto. Carla estará também numa mesa de debate sobre o livro artesanal, no mesmo dia, às 9h.

Mesa Pra Ensinar Meus Camaradas. Quinta-feira (4), 19h

Os convidados da mesa que abre oficialmente a Flipf são Maria Valéria Rezende, Bel Santos Mayer e Tiganá Santana. No debate, os participantes falam sobre como a leitura literária nos ensina a ler o mundo e como o mundo pode ser acolhido pelos livros.

Mesa Quadrinhos na Bahia. Sexta-feira (5), 14h

Ricardo Heavy, da Jacuype Comics, e Marcelo Fontana, da Editora Trem Fantasma, falam sobre a experiência de editar quadrinhos na Bahia. Eles vão apresentar seus catálogos, lançamentos e darão uma ideia de como está a cena de quadrinho baiano.

Mesa Vidas em Português. Sexta-feira (5), 15h

Ana Saramago Matos e Maria João Amado vão falar sobre a amizade entre o escritor português José Saramago e o baiano Jorge Amado. Ana Saramago Matos é curadora da Fundação José Saramago e Maria João Amado compôs a equipe de catalogação da Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai.

Mesa O Futuro Já esteve Aqui. Sexta-feira (5), 18h

Ailton Krenak e Rafael Xucuru-Kariri (foto) debatem passado, presente e destino da humanidade. Krenak é escritor e importante intelectual; Rafael Xucuru-Kariri é coorganizador de Cartas para o Bem Viver, livro de cartas de indígenas e não indígenas que versam sobre o desejo de encontro com o Bem Viver.

Show de João Bosco. Sexta-feira (5), 20h

João Bosco comemorou 50 anos de carreira no ano passado e continua celebrando a data neste show, em que canta seus principais sucessos, em versão voz e violão. A abertura será do Grupo Cultural os Paparutos – Comédias de Dona Edith da Praia do Forte.

Mesa Amor e autodescoberta. Sábado (6), 14h

A mexicana Guadalupe Nettel participa de uma conversa com a paulista Aline Bei e o baiano Tiago D. Oliveira. Filiação, maternidade e solidão são alguns dos eixos dessa mesa que examina as experiências afetivas em família.

Mesa Reaprender a Sonhar. Sábado (6), 16h

Sidarta Ribeiro convoca o público a reaprender a sonhar para que o futuro seja possível. O neurocientista é um dos fundadores do Instituto do Cérebro da UFRN, autor de O Oráculo da Noite. Na Flipf, ele lança seu mais recente livro, Sonho Manifesto.

Show de Antonio Nóbrega. Sábado (6), 20h

O pernambucano apresenta suas canções, referenciadas nas modalidades da poesia popular rimada brasileira, como a sextilha, a embolada, o galope beira mar, entre outras. As obras foram compostas em parceria com os poetas e letristas Bráulio Tavares e Wilson Freire e o músico Rodrigo Bragança. A abertura será do Grupo Cultural Boi Estrela da Praia do Forte.

Programação infantil. Domingo (7), a partir das 9h

Haverá programação para as crianças todos os dias, mas o domingo está cheio de atrações, até as 16h. Às 9h, uma mesa que interessa aos pais: Nascidos Para Ler: a Formação de Leitores Desde o Colo. Às 10h, tem contação da história O Menino e o Mar, com Lulu Lima. Às 11h30, mais contação, com o Grupo Corrupio. às 13h, Nairzinha Spinelli lança o livro Casa de Vó. Às 16h, a última atividade para as crianças: contação de história com o psicólogo Alessandro Marimpietri.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

BNDES anuncia os escolhidos do edital Restaura Amazônia

Parceiras terão R$ 450 milhões e vão atuar em 3 macrorregiões; o objetivo é...

Bebida popular é eleita uma das mais cancerígenas, segundo Harvard

Existe um site da Escola de Saúde Pública de Harvard, conhecida como Cancer FactFinder, que...

Intolerantes religiosos golpeiam cabeça de umbandista com facão

Dois homens foram presos nessa quarta-feira (22/5) por golpear com um facão e espancar...

Receita Federal libera consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda 2024 nesta quinta

A Receita Federal vai liberar às 10h desta quinta-feira (23) a consulta para o...

Mais para você