O Brasil emplacou, nesta sexta-feira (5), mais dois pugilistas nas oitavas de final do Mundial de Boxe em Tashkent (Uzbequistão): o baiano Keno Marley (92 kg) e Luiz Oliveira (categoria de 57 quilos). Ambos triunfaram na estreia e voltarão ao ringue a partir de domingo (7). Eles se juntam aos compatriotas Abner Teixeira e Yuri Reis, que se classificaram na quinta (4).
Vice-campeão na edição de 2021, Keno dominou a luta contra o moldávio Andrei Zaplitni, vencendo por unanimidade no entendimento dos cinco juízes. Marley volta a competir na segunda (8), contra o sírio Eldin Ghoussolin.
Já Luiz Gabriel “Bolinha” Oliveira, natural de São Caetano do Sul (SP), venceu de virada o espanhol Samuel Heredia. Após perder o primeiro round, o brasileiro reagiu e levou as duas parciais restantes. Bolinha enfrentará nas oitavas o pugilista Asror Vohidov (Tajiquistão), no domingo (7).
O Brasil segue invicto na competição, com seis triunfos em seis lutas desde que estreou na última terça (2). Além de Keno Marley, Bolinha, Abner Teixeira e Yuri e Falcão, o país disputa o Mundial com Wanderson Oliviera (71kg) e Wanderley Pereira (80 kg).
Ciclo Olímpico de Paris 2024
A pontuação no Mundial, tradicionalmente, era decisiva na corrida por uma vaga olímpica. No entanto, a Associação Internacional de Boxe (IBA), organizadora da competição, está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a impede de definir os critérios de classificação para os Jogos de Paris 2024.
De acordo com a CBboxe, a classificação para Paris 2024 ocorrerá este ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro.