InícioEditorialO Vitória vai comer bolo na casa de voinho

O Vitória vai comer bolo na casa de voinho

O Vozão representa uma rara oportunidade de educação informal de netinhas e netinhos distribuídas nas torcidas brasileiras. Enquanto outros grupos sociais reforçam projetos de poder, como mulheres, afros, gays e afins, e pessoas com deficiência, nossos velhinhos jogam dominó.

O Ceará Sporting conserta este erro metodológico e anarcofóbico, pois propõe o bom convívio com nossa última idade tão esquecida. O Vitória é mais idoso, nascido no século XIX, no entanto é o alvinegro quem desenha para si o distintivo do tempo. A inclinação para acolher quem viveu mais vem dos primeiros anos do clube, quando um de seus presidentes referia-se aos jogadores como “meus netinhos”. 

A Babilônia utilitarista não curte idosos porque, para quem se deixa capturar pela mecânica de mercado, os jovens servem melhor para escravizados. É uma mentalidade tacanha: nem o porteiro se garante quando trabalha parado.

O ensino fundamental serve para passar para o ensino médio; o ensino médio serve para profissionalizar o jovem; a profissão serve para o jovem se manter; ao se manter, o jovem constitui família; a família serve para ajustar na sociedade; ajustar na sociedade serve para seguir leis e normas; seguir leis e normas serve… isso vai assim idiotizando até a cova: aí, a cova serve para… nada! Ou para dar lucro a funerária e cemitério…

O Ceará dá um “chega!” na mentirada do “útil” como conceito-chave pois a figura do vovô nos ensina a amar o aparentemente “inútil”, o velhinho querido, experiente e … “fútil” pois não depende de efeito para ser feliz, o vozão se basta!

Vamos ao time: o professor Barroca entrou na fogueira mas conquistou o tri do Nordeste, diante do Sport, na Ilha do Retiro, nos pênaltis.

Estrela luminosa, teve até lance com duas bolas na trave, o VAR bonzinho anulou a defesa do goleiro do Sport; Barroca mexeu no time, fez uma salada tática vitaminada e Richard, o “Ricardão” pegador, destacou-se como melhor netinho…

Um tricampeão começa por um grande goleiro, pois o Vozão pode dar a bença a “Ricardão”… Nossos atacantes precisam seguir aprendendo as lições da coluna passada. Tréllez fez certinho, parabéns, leu a coluna; e no primeiro gol, Léo Gomes também leu direitinho sobre como aproveitar a linha burra…

No Ceará, a chave do castelo está guardada com Luiz Otávio; de seus comandos depende o posicionamento da retaguarda. Precisa ter alguém com ele, formando um belo par. Contra o Sport, duelou com Love… em seus poucos vacilos, vamos aproveitar. Eles virão!

O ritmo do Vozão é o forró. Time buliçoso, gosta da umbigada, meio-campo vira sanfona, vai lá e vem cá, isso cansa… Portanto, cabe a general Condé (escrevi certo hoje) pensar um jeito de acompanhar o resfolego e adaptar rapidamente o Nego quando a variação virar xote, xaxado, baião, coco, maxixe (tem muita diferença…).

Contra Sport, Ponte e ABC, deu pra perceber o perigo das rápidas movimentações de Janderson, Eric, Guilherme e até Chay, emprestado pelo Botafogo. E atenção: muito cuidado porque as bolas aéreas parecem uns drones… cada um com o seu, alguém na sobra e presta atenção porque o vô parece bonzinho, mas também dá castigo. E Bora Nego, investir no improviso e comer este bolo na casa de voinho…

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Mais para você