InícioEditorialPolítica NacionalDefesa de Anderson Torres descarta delação premiada do ex-ministro e fala em...

Defesa de Anderson Torres descarta delação premiada do ex-ministro e fala em ‘espírito cooperativo’

O advogado Eumar Novacki, que representa o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres, negou a possibilidade de que o também ex-ministro da Justiça faça uma delação premiada. Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 12, em Brasília, a defesa admitiu que Torres vai cooperar com as investigações sobre os atos de 8 de Janeiro, mas sem acordo. “Não existe essa possibilidade de delação. O que ele vai fazer é cooperação para que se esclareça o mais breve possível os atos que levaram ao 8 de Janeiro”, afirmou Novacki, reforçando – mais de uma vez – o “espírito cooperativo”. “Não há quem não tenha se revoltado ao assistir aquelas cenas, realmente é uma mancha na história da política do Brasil. Entendemos que o Supremo Tribunal Federal, naquele momento, agiu com energia necessária para conter a escalada de violência, mas passado mais de 100 dias, o STF acerta em conceder essa liberdade ao ex-ministro”, completa. Como o site da Jovem Pan mostrou, Anderson Torres foi solto na quinta-feira, 12, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que revogou a prisão preventiva mediante aplicação de medidas cautelares, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica. Torres estava preso desde 14 de janeiro por suposta omissão no episódio de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o prédio do STF – foram invadidas e depredadas. Na ocasião, Anderson era secretário de Segurança do Distrito Federal, mas estava de férias nos Estados Unidos.

Também na coletiva desta sexta-feira, Eumar Novacki voltou a elogiar a Suprema Corte pela decisão de atender ao pedido da defesa e conceder liberdade a Anderson Torres. “Vivemos em uma sociedade infelizmente bastante dividida e teoria do direito penal do inimigo ganha força. Temos os que pregam os direitos do cidadão que devem ser respeitados, e aqueles considerados inimigo do Estado seriam tolidos. O Supremo acerta em permitir que essa teoria não avance, não ganhe força. Mais uma vez, confiamos e acreditamos na Justiça”, exaltou. Sobre o estado de saúde do ex-secretário, a defesa informou que ele continua em acompanhamento psicológico e psiquiátrico e segue tomando remédios, o que também deve ser mantido. “Óbvio que a chegada na casa dele foi muito emocionante, as filhas que não via desde o momento da prisão. Então, acredito que isso fará muito bem para a recuperação dele. Que ele tenha um reequilíbrio psicológico e possa ter condições de auxiliar a defesa no esclarecimento de todos os fatos”, concluiu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você