InícioEditorialPolítica NacionalLira cita esforço ‘sobre-humano’ para aprovação da MP dos Ministérios e se...

Lira cita esforço ‘sobre-humano’ para aprovação da MP dos Ministérios e se isenta de possível fracasso: ‘Culpa é do governo’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conversou com jornalistas nesta quarta-feira, 31, e falou sobre a tramitação da Medida Provisória (MP) que reorganiza os ministérios do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o político alagoano, há uma “insatisfação generalizada” dos parlamentares da Casa com o Palácio do Planalto com a “falta de ação” e articulação política com os deputados. Segundo o político alagoano, há uma “insatisfação generalizada” dos parlamentares da Casa com o Palácio do Planalto com a “falta de ação” e articulação política com os deputados. “O que há é uma insatisfação generalizada dos deputados com a falta de articulação política do governo. Não de um ou outro ministro. Isso precisa ficar claro. Estamos fazendo um esforço sobre-humano para que as matérias tramitem, mas era sabido a dificuldade das pautas. Não é culpa do Congresso. Se hoje o resultado não for o de aprovação ou de votação da MP, não deverá a Câmara ser responsável pela falta de organização política do governo. Não posso e nem vou ser o responsável por um resultado positivo ou negativo. Se for negativo, a culpa é do governo de maneira geral”, ressaltou.

Lira também deu contou que conversou com o presidente Lula na manhã desta quinta e subiu o tom ao explicar as dificuldades presentes no Palácio do Planalto em relação às articulações políticas. “Conversamos e expliquei para ele as dificuldades que o governo dele tem. O problema não é da Câmara ou do Congresso, o problema está no governo na falta ou ausência de articulação. Venho alertando o governo dessa inanição, dessa falta de ação, dessa falta de pragmatismo na resolutividade dos problemas do dia a dia, na falta de consideração, na falta de atendimento, na falta de atenção. Porque quem está votando as matérias do governo, pasmem, são os partidos de oposição e os independentes. Nós não temos a obrigação política”, pontuou. Ao ser questionado sobre os pontos da articulação que estão aquém do desejado, Lira foi enfático: “Da articulação? Vocês sabem quem são os ministros da articulação”. No início da semana, o site da Jovem Pan News já havia antecipado a relação estremecida entre os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil – ambos responsáveis pela articulação política com o governo. Ontem, o presidente da Casa também havia alertado o Planalto sobre a falta de interlocução com o governo federal sobre a votação do Marco Temporal. “Esperamos o governo e pediram para fazermos um acordo. Não nos regamos a fazer um acordo, nós procuramos a Advocacia-Geral da União (AGU) três meses seguidos para fazer um acordo com o governo”, disse.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roda Viva não pergunta a Leite sobre motores roubados de comportas

Governador do Rio Grande do Sul foi pouco questionado sobre falhas na manutenção do...

Satélite mapeia áreas que não poderão mais ser habitadas, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em entrevista ao...

Brasil passa a ter seis restaurantes com duas estrelas Michelan; confira lista

Após quatro anos, o Guide Michelin voltou, nesta segunda-feira (20), a avaliar os restaurantes...

Pacheco defende lei sobre IA para não precisar de Judiciário

Presidente do Senado diz que projeto deve passar no 1º semestre porque o Poder...

Mais para você