InícioEditorialPolítica NacionalBancada do DF se encontra com Pacheco para discutir inclusão de Fundo...

Bancada do DF se encontra com Pacheco para discutir inclusão de Fundo Constitucional no limite dos gastos do arcabouço

Ex-governadores do Distrito Federal e a bancada do DF no Congresso se reuniram hoje com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, para pedir apoio na retirada de artigo do texto do arcabouço fiscal que recalcula o ajuste do Fundo Constitucional pago pelo executivo ao governo da capital federal. Com a alteração prevista na proposta da nova regra, o Distrito Federal perderá recursos para custear a segurança pública, saúde e educação na cidade e regiões administrativas. “O senador Rodrigo Pacheco entendeu bem as nossas posições e as nossas necessidades. E agora vamos partir para articulação política junto ao Senado Federal, primeiro com o objetivo de fazer a retirada do artigo 14 e caso não seja possível que a gente consiga o veto do presidente da República pela manutenção do Distrito Federal da forma como se encontra”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em coletiva de imprensa no Senado Federal, após a reunião com Pacheco.

O texto base do projeto que prevê o novo do arcabouço fiscal foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está em trâmite no Senado Federal, sob a relatoria do senador Omar Aziz (PSD-AM) na Comissão de Assuntos Econômicos. A proposta estabelece que o repasse do Fundo Constitucional ao DF seja considerado gasto público não excepcional com reajuste de 2,5% do aumento real das despesas em relação ao ano anterior, acrescido da variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo do Distrito Federal estima que o recalculo acumule uma perda de R$ 87 bilhões em dez anos ao cofre local.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fachin afirma que as acusações de golpe são reais e graves, mas “a democracia brasileira é maior que isso tudo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, nesta sexta-feira, em...

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

Já pensou como seria o gosto do luxo? Bem, teria um 'sabor' muito caro....

Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por assédio sexual e moral

Antônio Carlos Ferreira de Sousa, que atuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal, foi...

Governo anuncia bloqueio de mais R$ 6 bi do Orçamento de 2024 para cumprir meta

A elevação dos gastos com a Previdência Social fez o governo bloquear mais de...

Mais para você