São Paulo – André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal, elogiou nesta quinta-feira (8/6) a indicação do advogado Cristiano Zanin, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar uma vaga no STF.
Pouco antes de subir ao palco e falar na Marcha para Jesus, em São Paulo, o ministro disse ao Metrópoles que Zanin é um “grande jurista”. “É uma pessoa do bem”, completou.
No dia 1º/6, Lula oficializou o nome de seu advogado pessoal para o STF. Para assumir a vaga, Zanin precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e, depois, pelo plenário da Casa.
Desde então, Mendonça, que é evangélico e foi indicado ao STF por Jair Bolsonaro, vem atuando principalmente junto à bancada protestante no Senado para aprovar o nome de Zanin.
Ele foi indicado para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou. O ministro aposentado era tido como garantista na esfera penal e, com a indicação de Zanin, Lula quer manter a correlação de forças na Corte, especialmente na era pós-Operação Lava Jato.
Caso consiga os votos da maioria dos senadores, Zanin entrará no STF com 257 processos remanescentes de Lewandowski. Os mais polêmicos são os que envolvem justamente a defesa de Lula na operação que o levou à prisão, a Lava Jato.