InícioEditorialPolítica NacionalCPI do MST convoca João Pedro Stédile para prestar depoimento

CPI do MST convoca João Pedro Stédile para prestar depoimento

Logo Agência Brasil

Deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aprovaram nesta terça-feira (20) requerimento de convocação de João Pedro Stédile, liderança histórica do movimento, para prestar depoimento. A data do depoimento ainda não foi marcada. Também foi aprovada a convocação de José Rainha Júnior, que é líder Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), outra organização que não tem relação com o MST.

Instituída há quase dois meses, a CPI do MST é vista pelo movimento como uma tentativa de criminalizar a luta social e a reforma agrária, além de uma forma de atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde 2003, o MST já foi investigado em quatro comissões de inquérito no Congresso Nacional, sendo a primeira a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Terra, que funcionou entre 2003 e 2005.

Notícias relacionadas:

  • CPI sobre MST visita região do Pontal do Paranapanema .

Um outro requerimento, que previa a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi retirado de pauta, a pedido do autor, deputado Evair de Melo (PP-ES), após um acordo no colegiado. Apesar disso, na sessão desta quarta-feira (21) ou na semana que vem, o requerimento poderá ser novamente analisado pela comissão, que tem maioria de integrantes da oposição. Costa foi governador da Bahia entre 2014 e 2022.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Buscar doação em Portugal para o RS é contraproducente, diz FAB

Mais de 200 toneladas de donativos foram arrecadados no país; governo articula com a...

SC: esposa descobre morte do companheiro usando localização de celular

Arquivo NSC 1 de 1 Imagem ilustrativa de sirene de polícia - Metrópoles ...

Chuvas afetam mais de 2 milhões de pessoas e atingem quase 90% das cidades gaúchas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada...

Mais para você