Jair Bolsonaro (PL) esteve presente em camarote do Allianz Parque, na derrota do Palmeiras para o Botafogo, neste domingo (25/6), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ex-presidente testou a sua popularidade na semana em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode torná-lo inelegível.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver Bolsonaro apertado a mão de um torcedor, enquanto outros palmeirenses gritam “mito”. Assista:
➡️ Na semana do julgamento, Bolsonaro testa a popularidade em jogo do Palmeiras: “Mito”
O ex-presidente esteve presente em camarote do Allianz Parque, neste domingo (25/06), na vitória do Botafogo contra o Verdão.
Leia: https://t.co/eNbvFIq1cu pic.twitter.com/gttG2GQqrv
— Metrópoles (@Metropoles) June 25, 2023
Botafogo venceu o Palmeiras por 1 x 0, em pleno Allianz Parque, palco onde a equipe Alviverde estava a 31 jogos sem perder. O gol da partida foi marcado por Tiquinho Soares, o 10º dele no torneio.
Com o resultado, o Botafogo abriu sete pontos de vantagem na liderança do Brasileirão; Palmeiras caiu para terceiro lugar com a vitória do Grêmio contra o Coritiba.
O julgamento Bolsonaro é investigado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. A acusação é de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O julgamento foi iniciado na quinta-feira (22/6), quando o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, leu a íntegra do relatório que resume o caso. Na mesma sessão, o advogado Walber Agra, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), apresentou os argumentos da acusação, e o advogado Tarcísio Vieira fez a defesa dos acusados.
Em seguida, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) apresentou parecer sobre o caso. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, reiterou o posicionamento de que existem elementos para configurar abuso de poder político para tornar Bolsonaro inelegível, mas Braga Netto, não.
Nesta terça-feira (27/6), o julgamento será retomado.