InícioEditorialPolítica NacionalLíder do governo na Câmara diz que arcabouço, Carf e reforma tributária...

Líder do governo na Câmara diz que arcabouço, Carf e reforma tributária é ‘pauta demais’ para votar em 15 dias

Embora o curto prazo, governo mantém compromisso de votar as três matérias antes do recesso legislativo

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães fez balanço sobre a articulação do governo

O líder do governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta quarta-feira 28, que as principais matérias econômicas que o governo federal tem pretensão de votar na Casa antes do recesso parlamentar é “pauta demais” para ser analisada nas próximas duas próximas. No entanto, segundo o líder, o governo não vai deixar de votar nada do que não esteja programado. “O Carf, o Arcabouço e a reforma tributária é pauta demais para se votar em 15 dias. Se der pra votar, vamos votar”, disse Guimarães durante coletiva de imprensa para anunciar o balanço da articulação do governo na Câmara. Segundo ele, o projeto de Lei que restaura o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, que tramita com pedido de urgência na Câmara, deverá ser a primeira matéria na pauta da sessão da próxima terça-feira 4. Antes, de acordo com o deputado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, amanhã, para que o relatório seja apresentado na sexta-feira 30. “O ministro Haddad não pode abrir mão disso. Está dentro do esforço fiscal que o governo está fazendo por conta do arcabouço. Essa matéria sim é decisiva para o governo”, disse.

O arcabouço fiscal, embora o texto tenha passado por alterações no Senado, deve ser votado pela base aliada da forma como está. Segundo Guimarães, as modificações não alteraram o texto dorsal do projeto, e por isso o governo entende que não deve impor ou retirar nenhum ponto da proposta. “A emenda que foi feita em relação ao cálculo do IPCA, se nós pudermos manter é melhor para o governo, mas não vamos fazer alarde nesse assunto”, garantiu o parlamentar. Sobre o texto da reforma tributária, outra prioridade do governo e do qual Arthur Lira já avisou que pretende pautar na primeira semana de julho, o líder disse o esforço do governo é votar mesmo que ainda não haja consenso entre os parlamentares.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você