InícioNotíciasPolíticaLíder da oposição na Venezuela não poderá ocupar cargos públicos por 15...

Líder da oposição na Venezuela não poderá ocupar cargos públicos por 15 anos

Apontada como uma das principais candidatas da oposição contra Nicolás Maduro, a ex-deputada María Corina Machado está impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos, segundo a Controladoria-Geral da Venezuela.

Uma carta apresentada pelo órgão mostra uma longa lista de opositores de Maduro que estão inabilitados para ocupar cargos públicos. No documento aparece o ex-candidato presidencial Henrique Capriles e o autoproclamado presidente Juan Guaidó.

“Tenho o dever de informar que foi imposta à cidadã María Corina Machado Parisca sanção de inabilitação para o exercício de qualquer cargo público, em 13 de julho do ano 2015, por um período de 15 anos”, afirmou o deputado José Brito ao anunciar as novas medidas da Controladoria a imprensa.

Anti-government protest in Venezuela

Maria Machado é a principal candidata da oposição contra Maduro Getty Images/ Anadolu Agency

presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao lado do presidente Lula, saindo do palácio do Itamaraty após almoço realizado um dia antes da reunião com os presidentes dos países da América do Sul 2

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Igo Estrela/Metrópoles

Juan Guaidó em Brasília

Juan Guaidó Igo Estrela/Metrópoles

A Controladoria-Geral informou que a inabilitação de María Machado aconteceu devido a “irregularidades administrativas” quando ainda era deputada, entre 2011 e 2014. Contudo, a ex-parlamentar alegou que nunca recebeu os benefícios citados pelo órgão.

Não é a primeira vez que a Controladoria impõe imposições contra Machado. A política está impedida de deixar a Venezuela há nove anos e anteriormente havia sido barrada de ocupar cargos públicos por 12 meses em 2015.

Machado também é acusado de participar de uma “rede de corrupção” liderada e organizada por Juan Guaidó.

Em um ato público, María Machado comentou sobre a decisão do órgão. “Ninguém se surpreende. Isso estava por vir, mas se eles acreditam ou acharam que essa farsa de inabilitação ia desestimular a participação nas primárias, devem se preparar, porque, se tínhamos força, agora vamos com mais força.”

María Corina Machado tem 55 anos e é engenheira industrial e ex-parlamentar. Ela lidera a pesquisa entre os 13 candidatos das eleições primárias da oposição governista. No próximo ano, a Venezuela deverá ter eleições para escolher o novo presidente do país ou a manutenção da gestão de Maduro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mc Alan do Mdn: A História de Superação Do Artista Que Transformou Dores em Melodia

A história de Alan, de 21 anos, é um retrato de resiliência e transformação....

Inquérito sobre trama golpista será enviado à PGR na segunda (25/11)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vai remeter à Procuradoria-Geral...

Johnny Hooker revê fala sobre Fernanda Torres e critica sanha de ‘queimar na fogueira’ opiniões diferentes

 (FOLHAPRESS) - No momento em que brasileiros fazem campanha pela indicação de Fernanda Torres...

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Mais para você