InícioNotíciasPolíticaLula embarca rumo ao Paraguai para participar da posse de Santiago Peña

Lula embarca rumo ao Paraguai para participar da posse de Santiago Peña

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta segunda-feira (14/8) rumo a Assunção, capital do Paraguai, onde participará da posse do presidente eleito do país, Santiago Peña na manhã de terça-feira (15).

Eleito em abril, Peña é membro do partido conservador Colorado, legenda que mantém a hegemonia do país latino-americano há sete décadas.

Desde o pleito em território paraguaio, Peña esteve em Brasília em dois momentos: em maio, por ocasião da Cúpula da presidentes da América do Sul, e em julho, para discutir as negociações do Tratado de Itaipu.

Antes da posse, ainda nesta segunda (14), Lula tem um encontro privado com o presidente que deixa o poder, Fernando Lugo, às 19h.

Agenda no Paraguai Segundo o governo federal, a participação do presidente Lula na solenidade de posse está alinhada à retomada da política externa brasileira, com a valorização das parcerias com os vizinhos sul-americanos.

Em julho, o Brasil assumiu a presidência do Mercosul – bloco também formado pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de temáticas ligadas ao bloco, Lula e Peña devem discutir assuntos como combate a crimes transnacionais e a parceira dos países na cooperação energética entre os dois países.

Peña tem como prioridade abrir caminhos para renegociar o acordo entre o seu país e o Brasil, sobre a energia produzida pela Usina Binacional de Itaipu.

Tratado de Itaipu O Acordo de Itaipu faz 50 anos em 2023 e deve ser revisto, pois a obra já se pagou. Os dois países têm direito a 50% cada da energia produzida, mas o Brasil usa muito mais e compra esse excedente do Paraguai.

Peña quer que o Brasil concorde em rediscutir o valor pago por essa energia excedente, que é menor do que o pago pelo mercado aberto. Os paraguaios também gostariam de usar uma parcela maior da energia e também poder vender sua parte excedente livremente no mercado.

Na última visita ao Brasil, em julho, Peña afirmou que o Paraguai não está buscando uma política “rentista”, mas “desenvolvimentista”.

“O Paraguai quer desenvolver seu país, o Paraguai tem muita gente jovem que quer trabalhar, então hoje estamos buscando política econômica que vai gerar emprego. A ideia não é mudar emprego do Brasil para o Paraguai, a ideia é que todo emprego feito fora do Mercosul venha para Brasil ou Paraguai e temos que trabalhar juntos em como gerar que essa essa energia seja oportunidade para gerar emprego”, afirmou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gilberto Kassab será homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador

Em sua solicitação, Edvaldo Brito ressaltou a importância de Kassab na política nacional. ...

Cardiologista indica nove hábitos que previnem ‘inimigo silencioso’

A hipertensão arterial, também conhecida como "pressão alta", é uma condição que frequentemente não...

Senacon investiga 14 operadoras de saúde por cancelamentos abusivos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu início a um processo administrativo envolvendo 14...

A Digitalização no Interior: Como a Tecnologia Está Transformando o Lazer e a Educação

A digitalização chegou a todos os cantos do Brasil, incluindo pequenas cidades e comunidades...

Mais para você