InícioEditorialPolítica NacionalParlamentares criticam fala de Lula sobre Putin não ser preso se vier...

Parlamentares criticam fala de Lula sobre Putin não ser preso se vier ao Brasil

Presidente russo foi condenado, em março, pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra

FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente Lula disse que Putin não será detido se vier ao Brasil para cúpula do G20 em 2024

A oposição ao governo criticou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Vladimir Putin, mandatário da Rússia, não ser detido caso visite o Brasil para participar da cúpula do G20, em 2024 – o país será sede do encontro. Em entrevista ao canal indiano “Firstpost”, o chefe do Executivo confirmou que o líder russo receberá o convite para a próxima edição. “Acredito que Putin pode ir facilmente para o Brasil. Se eu sou o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não será preso”, afirmou. A entrevistadora, então, lembrou que Putin foi condenado, em março, pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Mesmo o Brasil sendo signatário do tribunal, o presidente brasileiro descartou emitir mandado de prisão contra o russo. Um dos políticos que reagiram negativamente à declaração de Lula foi o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

“Lula, ao dizer que Putin não seria preso no Brasil, não só desafia o Tribunal Penal Internacional, como também dá um recado ao mundo democrático: o Brasil está do lado dos autoritários que atentam contra o mundo livre. Lula é um ser absolutamente incapaz de nos presidir!”, escreveu o parlamentar no X, antigo Twitter. Outro que também se posicionou foi o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). “O Brasil de Lula está alinhado internacionalmente com as autocracias não com as democracias ocidentais”, disse. Já o ex-deputado federal Deltan Dallagnol comentou que “é uma pena o Brasil ser governado por donos do poder e não pela lei”.

O ex-presidente do Partido Novo, João Amoêdo, também criticou a fala de Lula e frisou que “o Brasil tem obrigação” de deter Putin. “Lula é irresponsável e envergonha o Brasil ao convidar Putin para participar da próxima cúpula do G-20 no Rio de Janeiro, afirmando que ele não será preso. Como signatário do Tribunal Internacional que determinou a prisão do autocrata russo, o Brasil tem a obrigação de detê-lo”, completou.

*Com informações do repórter Alvaro Nocera.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jequié anuncia ex-atacante do Vitória para 2025

Na tarde desta sexta-feira (22), o Jequié anunciou a contratação do atacante Vicente para...

Manchester United apresenta Ruben Amorim mirando recuperação no Campeonato Inglês

Ruben Amorim, de 39 anos, foi oficialmente nomeado como o novo treinador do Manchester...

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: ‘Recolha-se a sua insignificância’

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o senador Sérgio Moro...

Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa

O governo brasileiro está se preparando para apresentar um novo pacote de cortes de...

Mais para você