InícioEditorialPolítica NacionalEleitores de Vitória aprovam governos municipal e estadual e se dividem sobre...

Eleitores de Vitória aprovam governos municipal e estadual e se dividem sobre gestão federal

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas também traça cenário da corrida pela prefeitura da capital capixaba em 2024

Tati Berling e Lucas S. Costa/AL-ES

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o governador do ES, Renato Casagrande

De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 19, a população de Vitória (ES) aprova os atuais governos do município e do Estado e se divide na avaliação da gestão federal. A pesquisa ouviu 720 eleitores da capital capixaba entre os dias 14 e 17 de setembro. A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), de uma maneira geral, é aprovada por 65,1% e desaprovada por 29,4%, enquanto 5,4% não souberam responder ou não opinaram. Quando questionados sobre como avaliam a administração municipal, 12,9% do total dizem que é ótima e 35,3% a avaliam como boa. Outros 31,4% afirmam que é regular, enquanto 7,5% a classificam como ruim e 11,8%, como péssima. Os que não souberam ou não opinaram nessa questão somaram 1,1%.

Já a gestão do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), é aprovada por 73,2% e desaprovada por 22,4% dos eleitores da capital do Estado, segundo a pesquisa. Os demais 4,4% não souberam responder ou não opinaram sobre a aprovação geral. Ao responder sobre como avaliam a gestão estadual, 20,8% dos eleitores disseram que é ótima e 36,4%, boa. Para 27,9%, a administração de Casagrande é regular; enquanto 5,8% afirmam que é ruim e 7,8%, péssima. Nesse item, 1,3% não souberam ou não opinaram.

Os eleitores de Vitória ficam mais divididos ao avaliar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento do Paraná Pesquisas mostra que 49,9% aprovam a gestão federal, 46,5% a desaprovam e 3,6% não souberam ou não opinaram. Quando questionados sobre como veem a administração de Lula, 15,3% dizem que é ótima e 23,5% afirmam que é boa. Outros 22,8% classificam a gestão federal como regular; 7,2%, como ruim e 29,9%, como péssima.Os demais 1,4% não souberam ou não opinaram.

Eleições 2024

O Instituto Paraná Pesquisas também questionou os eleitores de Vitória sobre como pretendem votar para prefeito em outubro de 2024. Na pesquisa espontânea, do total de 720 pessoas ouvidas, 74,0% disseram ainda não saber em quem votar ou não responderam e 7,5% afirmaram que pretendem votar em “ninguém, branco ou nulo”. O atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), é o mais citado na pesquisa espontânea, com 12,9% da preferência do eleitorado. O deputado estadual João Coser (PT) é mencionado por 3,2%. Em seguida, aparecem Camila Valadão (0,4%), Capitão Assunção (0,4%), Luciano Rezende (0,4%), Luiz Paulo (0,1%) e Tyago Hoffmann (0,1%), entre outros nomes citados (0,8%).

Já na pesquisa estimulada para a prefeitura de Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) tem 33,1% da preferência e o deputado João Coser (PT), 20,4%. Na sequência, estão Capitão Assunção, com 11,0%; Camila Valadão, com 9,2%; Luiz Paulo, com 9,0%; e Tyago Hoffmann, com 1,4%. A opção “nenhum, branco ou nulo” é escolhida por 9,9% e os demais 6,1% não sabem ou não responderam. Em um segundo cenário simulado pela pesquisa, Lorenzo Pazolini tem 33,2% das intenções de voto, seguido por João Coser (19,6%), Luciano Rezende (11,7%), Capitão Assunção (10,7%), Camila Valadão (8,3%) e Tyago Hoffmann (1,1%). Brancos, nulos ou nenhum são 9,4% e os que não sabem ou não responderam, 6,0%.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fachin afirma que as acusações de golpe são reais e graves, mas “a democracia brasileira é maior que isso tudo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, nesta sexta-feira, em...

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

Já pensou como seria o gosto do luxo? Bem, teria um 'sabor' muito caro....

Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por assédio sexual e moral

Antônio Carlos Ferreira de Sousa, que atuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal, foi...

Governo anuncia bloqueio de mais R$ 6 bi do Orçamento de 2024 para cumprir meta

A elevação dos gastos com a Previdência Social fez o governo bloquear mais de...

Mais para você