São Paulo – Uma viatura da Ronda Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a tropa de elite da Polícia Militar (PM), perdeu o controle, derrubou um poste e atingiu um casal que estava em uma moto na Avenida Tiradentes, centro de São Paulo, no começo da tarde desta segunda-feira (16/10)
O acidente ocorreu durante a celebração pelo 53º aniversário da Rota. No evento, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou uma medalha de mérito ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nas imagens, feitas por pessoas no local usando celulares, é possível ver as viaturas, com as sirenes acionadas, saindo da sede da Rota, na Avenida Tiradentes. Alguns carros cantam pneu e, ao fazer curvas em alta velocidade, as rodas saem do asfalto.
O motorista do último veículo perde o controle e, primeiro, quase atropelou duas pessoas no canteiro central da avenida. Em seguida, a viatura acertou e derrubou um poste e atingiu o casal que andava em uma moto. Por muito pouco, eles não ficaram espremidos contra um ônibus que andava pela via.
Depois da passagem do comboio, policiais da Rota foram atender as vítimas, que tiveram ferimentos leves nas pernas.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que a Polícia Militar instaurou um inquérito policial militar e uma sindicância para apurar o fato. O condutor de uma viatura, ao sair do quartel, colidiu no canteiro central da via, atingindo duas pessoas que estavam em uma motocicleta. As vítimas, com escoriações leves, receberam atendimento médico e foram liberadas.
Em 2015, Alexandre de Moraes, então secretário da Segurança Pública, suspendeu esse tipo de comboio com manobras nas viaturas. Na época, policiais ficaram feridos em uma apresentação.