InícioNotíciasPolíticaLula comemora alívio de sanções dos EUA sobre a Venezuela

Lula comemora alívio de sanções dos EUA sobre a Venezuela

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou ter recebido com satisfação a notícia de que o governo dos Estados Unidos retirou sanções contra a Venezuela, após governo e oposição do país sul-americano assinarem um acordo para eleições justas em 2024.

Os EUA concordaram em aliviar as sanções comerciais ao setor de petróleo da Venezuela, após promessa de voto livre no próximo ano. O pleito contará com observadores internacionais, entre eles a União Europeia. Assim, o presidente dos EUA, Joe Biden, aliviou as sanções ao petróleo e ao gás venezuelanos.

Lula comentou: “Sanções unilaterais prejudicam a população dos países afetados e dificultam processos de mediação e resolução de conflitos. O levantamento total e permanente de sanções contribui para normalizar a política venezuelana e estabilizar a região.” Veja:

Acordo Nesta quinta-feira (19/10), o governo da Venezuela libertou cinco presos políticos – entre eles, dois líderes da oposição. A medida ocorreu dias após acordo parcial firmado entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição para a realização das eleições presidenciais no país, no segundo semestre de 2024.

Segundo Gerardo Blyde, principal negociador entre a gestão Maduro e a oposição, o jornalista preso Roland Carreno, do partido de oposição Vontade Popular; o ex-deputado Juan Requesens, do Justice First, mantido em prisão domiciliar; e outras três pessoas foram libertadas durante a madrugada. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

Também houve entendimento comum para respeitar os processos de escolha interna de cada ator político, enquanto a oposição se prepara para escolher, no próximo domingo (22/10), o candidato que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas urnas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cyber Campo Lecar: veja a primeira picape híbrida do Brasil

O Brasil está prestes a ter uma montadora nacional, mas, desta vez, com foco...

Procon multa concessionária que fornece água no Rio de Janeiro

O Procon do Rio de Janeiro impôs uma multa de quase R$ 14 milhões...

Mãe de Eminem, morre aos 69 anos após batalha contra o câncer

A mãe do rapper Eminem, Debbie Nelson, faleceu aos 69 anos na última segunda-feira...

Lindbergh lança apoio a Eduardo Paes ao Governo do Rio: “Lula quer”

Futuro líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ) lançou apoio...

Mais para você