InícioEditorialPolítica NacionalMinistério enviará técnicos para avaliarem assoreamento no porto de Ilhéus, garante Costa...

Ministério enviará técnicos para avaliarem assoreamento no porto de Ilhéus, garante Costa Filho a Jorge Solla

Comitiva também discutiu a necessidade de conter o avanço da maré na orla norte de Ilhéus 25 de outubro de 2023 | 15:08

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu ao deputado federal Jorge Solla (PT) o envio de técnicos para estudos de combate ao assoreamento no porto de Ilhéus, sul da Bahia, devido à perda de profundidade do calado onde os navios atracam.

Nesta terça-feira (24), Solla levou uma comitiva para também apresentar outras demandas urgentes para a população local, como o uso pleno do aeroporto com voos comerciais para outros estados, além da necessidade de conter o avanço da maré na orla norte de Ilhéus.

Nomeada Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, a comitiva informou ao ministro que já foi identificada a perda de quase um metro de calado por causa do assoreamento e apresentou imagens que ilustram a formação de bancos de areia que dificultam as manobras dos navios.

“Como sempre, o ministro nos recebeu muito bem. Saímos da reunião mais esperançosos com a previsão de soluções que atendem não apenas a população de Ilhéus, mas que podem alavancar diversos setores da economia local e gerar empregos e receitas”, prevê Solla.

Formavam a comitiva o vereador Augustão (PT-BA), o assessor parlamentar Adilson José, o diretor do Sindicato dos Conferentes de Ilhéus, Luisaldo Barreto, o representante do Sindicato de Movimentação de Mercadorias em Geral, Emerson Brandão, e o diretor da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Nilton Cruz.

Em relação à reativação dos voos comerciais no aeroporto local, Costa Filho assegurou ao parlamentar que a pasta comandada por ele iniciará tratativas com o Governo da Bahia para avaliar a questão no âmbito do plano de aviação regional.

Sobre as medidas para conter o avanço da maré – que já destruiu ruas, casas, estabelecimentos comerciais e erodiu parte da rodovia BA-001 – na orla norte de Ilhéus, o ministro afirmou que encaminhará a demanda para a competência do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Ao final do encontro, o ministro ainda foi presenteado pela comitiva com barras de chocolate produzidas por marcas de Ilhéus, município que ficou conhecido em nível mundial pela cultura do cacau, fruta cujas amêndoas são o principal ingrediente na composição dos doces.

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

Mais para você