InícioEditorialPolítica NacionalHaddad se reunirá com líderes da Câmara para discutir PL das subvenções...

Haddad se reunirá com líderes da Câmara para discutir PL das subvenções a investimentos

Proposta foi inicialmente enviada em forma de medida provisória, mas agora tramitará em regime de urgência; relator ainda não foi definido

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Objetivo do encontro é explicar e discutir o projeto de lei que altera as subvenções a investimentos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reúna com os líderes partidários na próxima semana. O objetivo do encontro é explicar e discutir o projeto de lei que altera as subvenções a investimentos. A proposta permite a dedução de benefícios das bases do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS e Cofins. No lugar, o contribuinte que receber benefícios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) voltados à “expansão ou implementação de empreendimentos econômicos” terá direito a um crédito fiscal, podendo ser compensado com tributos federais ou ser ressarcido.

A decisão sobre o relator da matéria será tomada após essa reunião, porém ainda não há uma data definida. Inicialmente, a proposta estava presente em uma medida provisória (MP), mas não houve acordo com a base aliada na Câmara para instalar a comissão mista responsável por discuti-la. Por esse motivo, na segunda-feira, 23, o governo enviou novamente o texto como um PL em regime de urgência, o que resultará no trancamento da pauta de votações a partir de dezembro. A indicação do relator ainda não foi decidida, e os partidos estão disputando essa posição. O deputado Mauro Benevides (PDT-CE) é um dos interessados em assumir a função, porém aliados de Lira argumentam que as empresas do Nordeste serão as mais afetadas pelo projeto, portanto seria mais adequado para o governo nomear um deputado de outra região. Lira se reuniu com os líderes nesta quinta-feira para discutir a pauta das próximas duas semanas. Diversas propostas foram apresentadas pelos partidos e serão analisadas e incluídas na pauta. Apenas as propostas que tiverem pareceres mais consensuais entre os partidos serão votadas.

Entre os assuntos que poderão ser discutidos estão o marco legal do hidrogênio de baixo carbono, a prorrogação da cota de conteúdo nacional nas plataformas de streaming e a postergação dos incentivos tributários das superintendências do desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene). Na próxima semana, haverá sessões de segunda-feira a quarta-feira, devido ao feriado de 2 de novembro. Na semana seguinte, as sessões ocorrerão de segunda-feira a quinta-feira. Não haverá sessões deliberativas entre os dias 13 e 17 devido ao feriado da Proclamação da República no dia 15.

De acordo com o líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), a intenção é votar na próxima semana o relatório preliminar do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 na Comissão Mista de Orçamento. Isso abrirá espaço para a apresentação de emendas pelos parlamentares e impedirá o envio de novas modificações pelo Executivo. A previsão é votar a LDO na semana do dia 20 na Comissão Mista de Orçamento e em sessão do Congresso. O governo tem tentado evitar a aprovação da LDO para aguardar a definição dos projetos da agenda econômica de Haddad e ter uma visão mais clara do esforço fiscal necessário para cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-participante de reality show é condenado a 8 anos de prisão

Caleb Kennedy, ex-finalista da 19ª temporada do American Idol, foi condenado a oito anos...

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mais para você