InícioEditorialPrefeitura de São Paulo recusa privatização de praça no Pacaembu

Prefeitura de São Paulo recusa privatização de praça no Pacaembu

A Prefeitura de São Paulo deve recusar quase todos os pedidos da concessionária Allegra, empresa que administra o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, para compensá-la por supostos prejuízos durante a pandemia da Covid-19. A concessionária pede, há mais de dois anos, uma reformulação do contrato com o município e sugere três formas de compensação. A principal delas é a privatização da Praça Charles Miller, que fica em frente à arena. A empresa tem um projeto para instalar no local o que anuncia como a primeira piscina pública de ondas do mundo, cinco quadras esportivas, uma pista de skate, uma piscina infantil e brinquedos. Pela proposta, metade da programação da piscina de ondas seria cedida a atividades da Prefeitura e a outra metade seria paga. O acesso à praça seguiria aberto ao público, exceto nos equipamentos como quadras de beach tennis e a pista de skate nos horários com atividades pagas.

A feira livre, que ocorre quatro vezes por semana no local, seria mantida, mas com barracas fixas para que a frequência se torne diária. O uso dos quiosques pelos feirantes seria gratuito. Já o estacionamento seria transformado em subterrâneo. A concessionária Allegra alega que teve um prejuízo estimado em R$ 22 milhões durante a pandemia por erros no calculo do tamanho do terreno, pela impossibilidade de realizar eventos e por atrasos nas emissões de licenças, alvarás e licitações. Por isso, a empresa espera ter a possibilidade de administrar a Praça Charles Miller para minimizar os impactos. Além da posse da praça, a Allegra pede ainda a prorrogação de 15 anos no prazo de concessão e descontos em pagamentos aos cofres municipais previstos em contrato. Em outubro, o Conselho Municipal de Desestatização e Parcerias decidiu recusar todas as reivindicações. A resposta formal da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) sobre a recusa deve ser entregue nos próximos dias.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Mais para você