InícioEditorialPolítica NacionalMendonça libera ação, e julgamento da descriminalização da maconha volta à pauta...

Mendonça libera ação, e julgamento da descriminalização da maconha volta à pauta do STF

Como a agenda de sessões do plenário em dezembro já está toda programada, a apreciação da ação deve ficar para o início do ano que vem

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Escultura ‘A Justiça’, de Alfredo Ceschiatti em frente ao Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça, devolveu o processo para a retomada do julgamento que define as regras para o porte de maconha no Brasil. O julgamento foi suspenso em agosto, devido a um pedido de vistas de Mendonça. O placar está em cinco votos favoráveis contra um, ou seja falta apenas um voto para que a Suprema Corte forme maioria a favor. Os ministros que já se mostraram favoráveis à descriminalização são Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber, que apresentou seu voto antes de se aposentar. O voto contrário é do ministro Cristiano Zanin. Além de Mendonça, faltam votar os ministros Dias Toffoli, Nunes Marques e Luiz Fux. Resta o presidente da Corte, ministro Barroso, marcar a data para retomar a análise da ação. Como a pauta de sessões do plenário do STF em dezembro já está toda programada, o julgamento deve ficar para o início do ano que vem.

Os ministros julgam se é constitucional o Artigo 28 da Lei de Drogas, que criminaliza o transporte e armazenamento de drogas para uso pessoal e prevê penas ao usuário, como a prestação de serviço comunitário. Atualmente, é o juiz quem determina se quem foi pego com maconha é usuário ou traficante. Por isso, os ministros do STF favoráveis à descriminalização querem estabelecer regras para a diferenciação, como a fixação do limite da quantidade de maconha permitida, que deve ficar entre 25 e 60 gramas.

*Com informações da repórter Janaína Camelo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jequié anuncia ex-atacante do Vitória para 2025

Na tarde desta sexta-feira (22), o Jequié anunciou a contratação do atacante Vicente para...

Manchester United apresenta Ruben Amorim mirando recuperação no Campeonato Inglês

Ruben Amorim, de 39 anos, foi oficialmente nomeado como o novo treinador do Manchester...

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: ‘Recolha-se a sua insignificância’

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o senador Sérgio Moro...

Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa

O governo brasileiro está se preparando para apresentar um novo pacote de cortes de...

Mais para você