InícioEditorialPolítica NacionalDefesa e bolsonaristas descartam Wagner como relator de PEC dos militares

Defesa e bolsonaristas descartam Wagner como relator de PEC dos militares

Foto: Pedro França/Arquivo/Agência Senado

O senador Jaques Wagner 07 de dezembro de 2023 | 10:25

O Ministério da Defesa e senadores alinhados a Bolsonaro rejeitaram a indicação do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para relatar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa aumentar o orçamento das Forças Armadas. Apresentada pelo senador bolsonarista Carlos Portinho (RJ), líder do PL na Casa, a proposta propõe estabelecer um piso de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para o orçamento do Ministério da Defesa. A informação é do colunista Igor Gadelha, do site “Metrópoles”.

Até então, Wagner era o principal candidato para relatar a proposta. No entanto, seu nome foi descartado pelo Ministério da Defesa e pelos bolsonaristas sob a justificativa de que o mais adequado para essa função seria um senador menos alinhado ao governo.

A análise é de que a PEC provavelmente encontrará resistência de alguns setores do governo, o que poderia criar constrangimentos para o líder do governo no Senado, podendo até gerar conflitos com a equipe econômica. Com Wagner fora de cogitação, o ministro da Defesa, José Múcio, e Portinho estão buscando outro relator. Um dos nomes mais cogitados para a função, de acordo com o senador do PL, seria Renan Calheiros (MDB-AL).

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Câncer: a palavra que assusta e gera pânico. Mas, desde a década de 1970,...

STF determina que governo de SP deverá detalhar uso de câmeras corporais de policiais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, emitiu uma determinação para...

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Mais para você